05 dezembro, 2013

REGÊNCIA CEEBJA – SETEMBRO DE 2013
Bolsista: Isabela Olsen Pierazzo e Juliana Almeida Matos
26 de setembro, 2013

No dia 26 de setembro de 2013, ministramos uma aula no CEEBJA, no módulo coletivo, sobre o tema “Desigualdades de várias ordens; Brasil, país das desigualdades? Todos iguais ou muito diferentes?” com o objetivo de dar início às discussões do conteúdo que tempo por finalidade evidenciar as distintas formas de desigualdades experimentadas pela sociedade em que vivemos (como a econômica, a étnica, de gênero e etc.). A aula foi iniciada com a leitura da matéria“Bolsa Família deve ser direito constitucionalizado”, publicada na revista Carta Capital. Em seguida, o cordel “Brasi de Cima e Brasi de Baxo”, do poeta cordelista Patativa do Assaré, foi apresentado a turma. Diante destes dois materiais, questionamos os alunos a respeito dos conteúdos dos mesmos e se seria possível correlacioná-los, a partir de então foram iniciadas as problematizações acerca das desigualdades sociais vivenciadas em nosso cotidiano. Os alunos foram muito participativos, contribuindo com muitos exemplos e experiências, ilustrando o cenário que circunscreve a temática discutida. Cremos ter sido possível oferecer condições para a desnaturalização dos fatores geradores de desiguldades e a aproximação dos mesmos dos modos e dos interesses através dos quais as sociedades se organizam, constróem e reproduzem a sua realidade.


PLANO DE AULA

Instituição: Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos – CEEBJA
Disciplina: Sociologia
Unidade: Desigualdades de várias ordens; Brasil, país das desigualdades? Todos iguais ou muito diferentes?”
Horas aula: 2
Bolsistas: Isabela Olsen Pierazzo e Juliana Almeida Matos.


1.Prática Social Inicial do Conteúdo

1.1  Objetivo
Esta aula tem por finalidade dar início a apresentação do conteúdo que discute as desigualdades sociais observadas no Brasil, partindo do pressuposto de que as mais variadas formas assumidas pelas disparidades sociais existentes no país (gênero, étnico-racial, econômica e etc.) nos fornecem elementos para compreender as maneiras pelas quais a sociedade brasileira se organiza e se estrutura. 

2. Instrumentalização
2.1Ações Didático-Pedagógicas
Pretende-se iniciar a aula solicitando aos alunos a leitura da matéria “Bolsa Família deve ser direito constitucionalizado”, publicada em junho do corrente ano pela Carta Capital e anexada à este plano de trabalho. A leitura do texto deve ser realizada por diferentes alunos, em voz alta. Após este exercício, será apresentado aos estudantes o cordel “Brasi de Cima Brasi de Baxo” do poeta Patativa do Assaré. Em seguida, o curso das atividades deve ser direcionado a partir das seguintes indagações: Do que falam os textos? Que tipo de relação pode ser travada entre eles? Os estudantes concordam com as realidades descritas nos textos? Estas são as únicas formas de desigualdades que podemos observar em nosso dia-a-dia? Se não, que outras formas de desigualdades podemos constatar? Quais seriam as origens de tais diferenciações? Seriam elas, naturais ou históricas? O que permite que essas distinções continuem existindo? Tais questionamentos têm a pretensão de dar sustentação para a discussão sobre como os níveis de desigualdade social apresentam-se na realidade brasileira contemporânea, das formas que podem assumir (gênero, econômica, étnico-racial e etc.) e sobre os fatores históricos e sociais que contribuem para a sua constituição e perpetuação – com vistas a dar ênfase ao caráter não natural das disparidades existentes.  Para isto, utilizaremos como apoio o texto da Declaração Universal dos Direitos Humanos, além dos outros listados abaixo como referência bibliográfica.

2.2 Recursos Humanos e Materiais
Lousa, aparelho multimídia, matéria jornalística e poema.

3.Referências Bibliográficas
BETTO, Frei. Desigualdades Sociais no Brasil.
BOMENY, Helena & MEDEIROS, Bianca Freire. Tempos Modernos, tempos de Sociologia. Rio de Janeiro, Ed. Do Brasil, 2010. Volume Único.
BARROS, Ricardo Paes & MENDONÇA, Rosane S. Pinto de. Os determinantes da Desigualdade no Brasil. IPEA, 1995.
BARROS, Ricardo Paes; MENDONÇA, Rosane S. Pinto de; DUARTE & Renata P. N. Bem-estar, pobreza e desigualdade de renda: Uma avaliação da evolução histórica e das disparidades regionais. IPEA, 1997.
DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS, ONU, 1948.
GOMBATA, Marsílea. “Bolsa Família deve ser direito constitucionalizado” - Em livro, socióloga conta como o programa ajuda a reabilitar autoestima das mulheres beneficiadas.

PATATIVA DO ASSARÉ. Cante lá que eu canto cá. 11. Ed. Petrópolis: Vozes, 1978. p. 271-272.


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