REGÊNCIA CEEBJA – SETEMBRO DE 2013
Bolsista:
Isabela Olsen Pierazzo e Juliana Almeida Matos
26 de setembro,
2013
No dia 26 de
setembro de 2013, ministramos uma aula no CEEBJA, no módulo coletivo, sobre o
tema “Desigualdades de várias
ordens; Brasil, país das desigualdades? Todos iguais ou muito diferentes?” com o objetivo de dar início às discussões do
conteúdo que tempo por finalidade evidenciar as distintas formas de
desigualdades experimentadas pela sociedade em que vivemos (como a econômica, a
étnica, de gênero e etc.). A aula foi iniciada com a leitura da matéria“Bolsa
Família deve ser direito constitucionalizado”, publicada na revista Carta Capital. Em
seguida, o cordel “Brasi de Cima e Brasi
de Baxo”, do poeta cordelista Patativa do Assaré, foi apresentado a turma.
Diante destes dois materiais, questionamos os alunos a respeito dos conteúdos
dos mesmos e se seria possível correlacioná-los, a partir de então foram
iniciadas as problematizações acerca das desigualdades sociais vivenciadas em
nosso cotidiano. Os alunos foram muito participativos, contribuindo com muitos
exemplos e experiências, ilustrando o cenário que circunscreve a temática
discutida. Cremos ter sido possível oferecer condições para a desnaturalização
dos fatores geradores de desiguldades e a aproximação dos mesmos dos modos e dos
interesses através dos quais as sociedades se organizam, constróem e reproduzem
a sua realidade.
PLANO DE AULA
Instituição:
Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos – CEEBJA
Disciplina:
Sociologia
Unidade:
“Desigualdades de várias ordens; Brasil, país das desigualdades?
Todos iguais ou muito diferentes?”
Horas
aula: 2
Bolsistas:
Isabela Olsen Pierazzo e Juliana Almeida Matos.
1.Prática Social
Inicial do Conteúdo
1.1 Objetivo
Esta
aula tem por finalidade dar início a apresentação do conteúdo que discute as
desigualdades sociais observadas no Brasil, partindo do pressuposto de que as
mais variadas formas assumidas pelas disparidades sociais existentes no país
(gênero, étnico-racial, econômica e etc.) nos fornecem elementos para
compreender as maneiras pelas quais a sociedade brasileira se organiza e se
estrutura.
2. Instrumentalização
2.1Ações
Didático-Pedagógicas
Pretende-se
iniciar a aula solicitando aos alunos a leitura da matéria “Bolsa Família deve ser direito constitucionalizado”, publicada em
junho do corrente ano pela Carta Capital
e anexada à este plano de trabalho. A leitura do texto deve ser realizada por
diferentes alunos, em voz alta. Após este exercício, será apresentado aos
estudantes o cordel “Brasi de Cima Brasi
de Baxo” do poeta Patativa do Assaré. Em seguida, o curso das atividades
deve ser direcionado a partir das seguintes indagações: Do que falam os textos?
Que tipo de relação pode ser travada entre eles? Os estudantes concordam com as
realidades descritas nos textos? Estas são as únicas formas de desigualdades
que podemos observar em nosso dia-a-dia? Se não, que outras formas de
desigualdades podemos constatar? Quais seriam as origens de tais
diferenciações? Seriam elas, naturais ou históricas? O que permite que essas
distinções continuem existindo? Tais questionamentos têm a pretensão de dar
sustentação para a discussão sobre como os níveis de desigualdade social
apresentam-se na realidade brasileira contemporânea, das formas que podem
assumir (gênero, econômica, étnico-racial e etc.) e sobre os fatores históricos
e sociais que contribuem para a sua constituição e perpetuação – com vistas a
dar ênfase ao caráter não natural das disparidades existentes. Para isto, utilizaremos como apoio o texto da
Declaração Universal dos Direitos Humanos, além dos outros listados abaixo como
referência bibliográfica.
2.2 Recursos Humanos e
Materiais
Lousa,
aparelho multimídia, matéria jornalística e poema.
3.Referências
Bibliográficas
BETTO,
Frei. Desigualdades Sociais no Brasil.
BOMENY, Helena & MEDEIROS, Bianca
Freire. Tempos Modernos, tempos de
Sociologia. Rio de Janeiro, Ed. Do Brasil, 2010. Volume Único.
BARROS, Ricardo Paes & MENDONÇA, Rosane S.
Pinto de. Os determinantes da
Desigualdade no Brasil. IPEA, 1995.
BARROS, Ricardo Paes; MENDONÇA, Rosane S. Pinto
de; DUARTE & Renata P. N. Bem-estar,
pobreza e desigualdade de renda: Uma avaliação da evolução histórica e das
disparidades regionais. IPEA, 1997.
DECLARAÇÃO
UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS, ONU, 1948.
GOMBATA,
Marsílea. “Bolsa Família deve ser
direito constitucionalizado” - Em livro,
socióloga conta como o programa ajuda a reabilitar autoestima das mulheres
beneficiadas.
In: http://www.cartacapital.com.br/politica/bolsafamiliadeveriaserdireitoconstitucionalizado-defende-sociologa-755.html. Acessado em 23/09/2013.
PATATIVA
DO ASSARÉ. Cante lá que eu canto cá. 11.
Ed. Petrópolis: Vozes, 1978. p. 271-272.
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