05 maio, 2014

Colégio Estadual Presidente Castelo Branco - PREMEN - Daniele e Elisângela

Colégio Estadual Presidente Castelo Branco - PREMEN

Professor Supervisor: Ademir Vitto                        Turma: 3º
Bolsistas: Daniele Borges; Elisângela Kotz.
Atividade realizada: Resenha sobre a notícia “sindicato entrega documento e promete manter pressão”.
Data da realização da atividade: 16 de abril de 2014.
Descrição
Primeiramente o professor Ademir Vitto nos apresentou para a turma e também explicou aos alunos como funcionaria o PIBID. Após a apresentação, entregamos para cada aluno uma cópia impressa do “resumo da notícia”, contendo: o histórico da greve dos servidores públicos de Toledo, desde o seu início em 24 de março de 2014, bem como as reivindicações feitas a partir do sindicato; um parágrafo sobre a fala da secretária do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Toledo (SerToledo); e um parágrafo contendo a fala do prefeito, Beto Lunitti. O nosso propósito era apresentar aos alunos a notícia de forma mais neutra possível, sem demonstrar qualquer opinião pessoal da nossa parte e, muito menos, defendendo a greve ou tomando partido a favor do prefeito. Fizemos a exposição da notícia, associando-a a um dos importantes temas da sociologia: os movimentos sociais. Fizemos uma breve introdução sobre o tema aos alunos; o que são e como surgem os movimentos na sociedade, sendo que a greve trabalhista é um exemplo de movimento social e está muito presente na realidade dos alunos. Pedimos que os alunos citassem movimentos sociais que eles conhecessem e a partir daí iniciou-se o debate. Os alunos fizeram várias perguntas após a nossa exposição sobre as reivindicações dos servidores e o posicionamento do prefeito, bem como as consequências da greve para a cidade e os cidadãos. Planejamos utilizar vinte minutos da aula para esta atividade, porém, o professor Ademir Vitto nos cedeu a aula toda, portanto a atividade foi realizada em aproximadamente 40min. 



Resultados alcançados
Os resultados foram bastante satisfatórios, uma vez que os alunos demonstraram interesse pela atividade, de modo que não conversaram paralelamente ao assunto e prestaram atenção enquanto falávamos e, assim que terminamos a exposição já nos indagaram com várias perguntas sobre o assunto que foram sendo respondidas em primeiro momento por nós e, posteriormente, tivemos o auxílio do professor Ademir. A maioria dos alunos interagiu e isso nos deixou muito confiantes e satisfeitas.


Fonte: Jornal do Oeste. Toledo, 1º de abril de 2014.  P. 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário