Professor
Supervisor: Ademir Vitto
Turma: 3° D
Bolsistas: Alan
Júnior dos Santos e Maria Luísa Konrad Bettoni
Tema: Movimentos
Sociais
Data da realização
da atividade: 16/06/2015
Objetivo:
Dar ferramentas aos estudantes para que consigam identificar as
especificidades básicas (Identidade; Oposição; Totalidade) que em
grande medida estruturam os movimentos sociais contemporâneos. Neste
sentido, a finalidade do trabalho seria fazer com que o estudante,
por si só, identifique tais aspectos que moldam um movimento social
e consiga observar que nem todas as ações coletivas são
efetivamente movimentos sociais.
Atividade realizada:
A atividade que introduzimos em classe segue a linha do que vem sendo
aplicado no último ano, “resenha de notícias”, que consiste
basicamente em trabalhar um conceito da sociologia dentro de uma
notícia. Desta vez utilizamos um assunto que vem sendo muito
abordado nos últimos meses, a greve dos professores da rede estadual
de ensino. Como conceito a ser trabalhado, seguimos a proposta de
conteúdo que estava para ser abordada neste semestre pelo professor:
“MOVIMENTOS SOCIAIS”. Tentamos então, através da notícia,
abordar os conceitos básicos de formação de um movimento social
contemporâneo, utilizando como fonte conceitual a visão dos
mecani
smos estruturais de Alain Touraine.
Descrição: Às
10:45 h deste de Terça-feira (16), chegamos ao colégio (PREMEM),
neste horário estava para começar a última aula do dia; antes de
adentrarmos ao ambiente da sala de aula, ficamos dialogando com o
professor supervisor na sala dos professores durante cera de 10
minutos, depois preparamos o material na sala de informática
(conversão de vídeo e controles dos aparelhos), em seguida nos
dirigimos à sala de aula. A sala 13, onde estávamos alocados era o
ambiente do 3º D.
A turma estava tranquila, e não tivemos
problema algum quanto a aplicação do conteúdo. A apresentação da
notícia e a explanação ocuparam cerca de 35 minutos da aula, não
foi possível, ao final, passar o vídeo feito pelo PIBIID a respeito
da greve dos professores pois o aparelho não estava “reconhecendo”
o pendrive, decidimos mostrá-lo na próxima visita à turma, que
será daqui ha uma semana (23-06).
Clipe na imagem para ampliar. |
Resultados
alcançados: A introdução aos
conceitos básicos; a apresentação do que é e como se estrutura um
movimento social e suas particularidades, acreditamos que foi muito
bem aplicada.
Porém, durante uma conversa sobre nosso próprio
desempenho após a saída do colégio, concordamos que durante a
explicação faltou dar uma ênfase maior à notícia apresentada no
início. A nossa ideia inicial era identificar os conceitos
estruturais de Touraine na própria notícia, um exercício que
deveria ter sido feito com os alunos no final da apresentação e que
ficou impossibilitado, pois nos alongamos demais no discurso sobre os
conceitos, onde apenas no final conseguimos encaixar a notícia
(greve dos professores) aos aspectos já exemplificados durante os
últimos 20 minutos.
Fonte: http://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2015/05/professores-do-pr-fazem-passeata-no-centro-civico-de-curitiba.html
Fonte: http://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2015/05/professores-do-pr-fazem-passeata-no-centro-civico-de-curitiba.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário