18 junho, 2015

Colégio Estadual Presidente Castelo Branco - PREMEN - Alan e Maria Luísa

Professor Supervisor: Ademir Vitto
Turma: 3° D
Bolsistas: Alan Júnior dos Santos e Maria Luísa Konrad Bettoni
Tema: Movimentos Sociais
Data da realização da atividade: 16/06/2015

Objetivo: Dar ferramentas aos estudantes para que consigam identificar as especificidades básicas (Identidade; Oposição; Totalidade) que em grande medida estruturam os movimentos sociais contemporâneos. Neste sentido, a finalidade do trabalho seria fazer com que o estudante, por si só, identifique tais aspectos que moldam um movimento social e consiga observar que nem todas as ações coletivas são efetivamente movimentos sociais.


Atividade realizada: A atividade que introduzimos em classe segue a linha do que vem sendo aplicado no último ano, “resenha de notícias”, que consiste basicamente em trabalhar um conceito da sociologia dentro de uma notícia. Desta vez utilizamos um assunto que vem sendo muito abordado nos últimos meses, a greve dos professores da rede estadual de ensino. Como conceito a ser trabalhado, seguimos a proposta de conteúdo que estava para ser abordada neste semestre pelo professor: “MOVIMENTOS SOCIAIS”. Tentamos então, através da notícia, abordar os conceitos básicos de formação de um movimento social contemporâneo, utilizando como fonte conceitual a visão dos mecani
smos estruturais de Alain Touraine.

Descrição: Às 10:45 h deste de Terça-feira (16), chegamos ao colégio (PREMEM), neste horário estava para começar a última aula do dia; antes de adentrarmos ao ambiente da sala de aula, ficamos dialogando com o professor supervisor na sala dos professores durante cera de 10 minutos, depois preparamos o material na sala de informática (conversão de vídeo e controles dos aparelhos), em seguida nos dirigimos à sala de aula. A sala 13, onde estávamos alocados era o ambiente do 3º D. 
A turma estava tranquila, e não tivemos problema algum quanto a aplicação do conteúdo. A apresentação da notícia e a explanação ocuparam cerca de 35 minutos da aula, não foi possível, ao final, passar o vídeo feito pelo PIBIID a respeito da greve dos professores pois o aparelho não estava “reconhecendo” o pendrive, decidimos mostrá-lo na próxima visita à turma, que será daqui ha uma semana (23-06).



Clipe na imagem para ampliar.
Resultados alcançados: A introdução aos conceitos básicos; a apresentação do que é e como se estrutura um movimento social e suas particularidades, acreditamos que foi muito bem aplicada. 
Porém, durante uma conversa sobre nosso próprio desempenho após a saída do colégio, concordamos que durante a explicação faltou dar uma ênfase maior à notícia apresentada no início. A nossa ideia inicial era identificar os conceitos estruturais de Touraine na própria notícia, um exercício que deveria ter sido feito com os alunos no final da apresentação e que ficou impossibilitado, pois nos alongamos demais no discurso sobre os conceitos, onde apenas no final conseguimos encaixar a notícia (greve dos professores) aos aspectos já exemplificados durante os últimos 20 minutos.

Fonte: http://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2015/05/professores-do-pr-fazem-passeata-no-centro-civico-de-curitiba.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário