15 julho, 2015

Colégio Presidente Castelo Branco - PREMEN - Francioli

Colégio Estadual Presidente Castelo Branco - EFMP
Professor Supervisor: Ademir Vitto     Turma: 4° ano A – Téc Adm
Bolsistas: Francioli
Atividade realizada: Resenha sobre a notícia "Sindicatos e movimentos sociais protestam contra terceirização e pauta conservadora", veiculada em 28/05/2015.
Data da realização: 30/06/2015.

Descrição
Conforme previamente combinado com o Prof. Ademir, a notícia selecionada dizia respeito aos movimentos sociais, tendo sido retirada do site Rede Brasil Atual, a qual discorria sobre o protesto dos sindicatos e dos movimentos sociais contra a terceirização de serviços, bem como o uso de imagens de movimentos sociais e de imagens referentes a organizações coletivas que não se configuram com movimentos sociais. O objetivo foi colocar em discussão, a partir da reportagem e do uso das imagens as diferenças e semelhanças entre as imagens, com intuito de, a partir de tais diferenças e semelhanças construir junto aos alunos o conceito e as características dos movimentos sociais, proporcionando-lhes elementos que os fizessem distinguir movimentos sociais de outras formas de comportamento coletivo.

Resultados alcançados
A turma participou ativamente da discussão, identificando prontamente as diferenças entre as imagens, desde logo afirmando que movimentos sociais estão relacionados a manifestações para garantias de direitos, e que seria esta a principal diferença ente movimentos sociais e as outras formas de comportamento coletivo (como as imagens de torcidas organizadas e manifestações religiosas apresentadas). E utilizaram como argumento também a notícia apresentada, onde se percebe que os protestos contra a terceirização de serviços pelas empresas, organizado pelos sindicatos e outros movimentos sociais visam justamente a garantia de direitos já conquistados pelos trabalhadores.


Fonte: http://www.redebrasilatual.com.br/cidadania/2015/05/sindicatos-e-movimentos-sociais-protestam-contra-terceirizacao-e-ajuste-fiscal-amanha-4389.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário