02 setembro, 2015

Colégio Estadual Jardim Porto Alegre - Luciano e Giovane

Colégio Estadual Jardim Porto Alegre
Professor Supervisor: Marissa Eger
Turma: 2° ano C técnico.
Bolsistas: Luciano Renatto e Giovane Lozano.
Tema: Exploração do trabalho.
Data da realização: 28/05/2015
Objetivo: Discutir a exploração do trabalho aplicando o conceito de Mais-Valia de Karl Marx.
Atividade realizada: Leitura da notícia: “Mais um funcionário de fabricante chinês de Iphone se suicida”. Discussão sobre a extração de mais-valia, com ênfase na importância da força de trabalho no processo de produção de mercadorias. 


Descrição: Após a leitura da notícia, iniciamos uma discussão sobre a natureza da exploração do trabalho na sociedade capitalista. Para isso limitamos a discussão ao conceito de mais-valia, devido às limitações de tempo, e também pela grande complexidade do assunto. Perguntamos aos alunos se alguém já teve alguma experiência no mercado de trabalho, com intuito de trazer a discussão para uma realidade mais próxima. Depois de alguns alunos terem relatado suas respectivas experiências no mercado de trabalho, discutimos brevemente o conceito de mais-valia e seu processo de extração como pilar fundamental da acumulação capitalista. Após este primeiro momento, operamos através de uma breve digressão, inspirada nas metodologias dos cursos de educação popular de base marxista. Usamos o exemplo hipotético de um capitalista que precisa investir seu capital para gerar mais capital. Depois de apontarmos juntamente com a turma os elementos necessários para a produção de uma mercadoria “X” (prédio, instrumentos de produção, máquinas) discorremos sobre a mercadoria fundamental neste processo, ou seja, a força de trabalho, única mercadoria que “paga” a si mesma, e gera mais valor, ao ser “consumida” pelo capitalista. 

Resultados obtidos: De início gerou-se certo desconforto nos alunos, devido à gravidade da notícia. Mas boa parte da turma participou da discussão ao desenvolvermos conjuntamente o exemplo hipotético citado acima. Ao perguntarmos sobre a clareza da exposição que fizemos, todos avaliaram positivamente, logo, deduzimos que atendemos minimamente nossos objetivos, provocando novos caminhos de reflexão, que dificilmente se esgotam.  

Referências:
Marx, Karl. O capital: crítica da economia política: livro I/ Karl Marx; tradução de Reginaldo Sant’ Anna. – 32 ª ed. – Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014.
Fonte da notícia:



Nenhum comentário:

Postar um comentário