16 novembro, 2012

Relatório de Atividades PIBID - 2012 Bolsista: Monique Andressa de Oliveira



Relatório de Atividades PIBID - 2012
Bolsista: Monique Andressa de Oliveira


1-Introdução

A práxis é a atividade por meio da qual a teoria se integra à prática. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto de Sociologia – Campus de Toledo vêm de encontro com essa perspectiva.
Oferecendo a oportunidade de criar uma relação entre a teoria acadêmica e a pratica da licenciatura exercida nas escolas da rede publica tem, dentre seus objetos, a intenção de promover a aproximação entre a universidade e a escola uma vez que percebemos um distanciamento entre ambas. Além de propor e incentivar o desenvolvimento do pensamento crítico e sociológico dos alunos o PIBID proporciona ao acadêmico de licenciatura em ciências sociais a importante experiência com a prática docente.
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência iniciou suas atividades na Unioeste de Toledo-Paraná no ano de 2010, com o principal objetivo de promover o incentivo e a qualificação de professores na educação básica da rede pública de ensino. Possibilitando-nos participar do cotidiano escolar juntamente com professores e alunos, também no proporciona observar as práticas pedagógicas já existentes além de planejar e complementar novas técnicas interdisciplinares.
2-Descrição das Atividades Desenvolvidas no Ano de 2012-11
Minhas atividades no grupo PIBID de Ciências Sociais, tiveram início no mês maio deste ano. A rotina de atividades do PIBID durante todo ano se constituíram nas reuniões, regências e participação em eventos que contemplavam temas a cerca da docência.
As reuniões aconteceram semanalmente geralmente às sextas-feiras durante todos os meses no prédio da Universidade. Com duração de aproximadamente duas horas, foram nestas reuniões que discutimos recursos didáticos, metodologia de ensino, experiências em sala de aula, dúvidas, temáticas e outras questões referentes a pratica docente. Alguns textos foram discutidos durante as reuniões, textos abordando temáticas educacionais e que muito nos auxiliaram na reflexão e compreensão da questão  educação.
Quanto às atividades desenvolvidas nas instituições ligadas ao PIBID, participei diretamente do cotidiano escolar no Colégio Estadual Jardim Porto Alegre sob a supervisão da professora Marissa Egger, no Colégio Estadual Ayrton Senna sob a supervisão do professor Wilson Egger e no Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos  - Ceebeja, também sob supervisão do professor Wilson Egger. Todas as instituições situam-se na cidade de Toledo e estão vinculadas ao Projeto de Iniciação a Docência -PIBID.

No link abaixo é possível acessar os planos de aula desenvolvidos e utilizados em cada regência postados no blog do PIBID.

http://pibidcsunioeste.blogspot.com.br/2012/11/planos-de-aula-bolsista-monique.html

Enquanto bolsista do Programa de Iniciação a Docência – PIBID me foi dada a oportunidade de participar do I Seminário Estadual do PIBID do Paraná ocorrido entre os dias 24 e 25 de agosto de 2012 na cidade de Ponta Grossa no campus da Universidade Estadual de Ponta Grossa.
Construído na intenção de gerar oportunidade, conhecimento, discussão e socialização daquilo que acontece nas Instituições formadoras, no interior das escolas e na interface entre elas, o evento contou com a apresentação de trabalhos de coordenadores, professores e alunos sobre as experiências vividas no cotidiano das escolas, as práticas exitosas conquistadas, os materiais produzidos e as pesquisas realizadas.
Reunindo professores e estudantes de todas as graduações às quais o Programa de Iniciação a Docência – PIBID contempla nos foi possível obter um panorama geral do impacto do programa na educação básica do Estado. As reflexões realizadas durante os dois dias de evento nos possibilitaram pensar práticas docentes dinâmicas e atrativas para os alunos na intenção de despertar o interesse dos mesmos pela disciplina aplicada.
Minha participação no evento constituiu-se na apresentação de um relato de experiência de docência no Colégio Estadual Ayrton Senna Toledo/PR, e na colaboração na exposição do jogo didático Dominó Sociológico desenvolvido pela colega, também bolsista do PIBID, Jaqueline Hansen.
De uma forma geral o evento acrescentou sob diversas formas, experiência e aprendizado aos participantes, contribuindo na busca pela superação dos problemas identificados no processo educativo, apontando soluções práticas, dinâmicas e eficazes.
Abaixo, segue link do relato de experiência apresentado:

 http://pibidcsunioeste.blogspot.com.br/p/links.html

De uma forma geral, gostaria de acrescentar que minha participação no PIBID têm sido de extrema importância e satisfação para mim, ao me proporcionar a convivência com o cotidiano escolar o projeto tem me possibilitado construir uma perspectiva da profissão docente ministrando conteúdos através de aulas expositivas sobre diversos temas da Sociologia e participando pela primeira vez de forma efetiva da pratica escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário