Relatório
de Atividades PIBID - 2012
Bolsista: Monique Andressa de Oliveira
1-Introdução
Bolsista: Monique Andressa de Oliveira
1-Introdução
A práxis é a atividade por meio da qual
a teoria se integra à prática. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à
Docência (PIBID), subprojeto de Sociologia – Campus de Toledo vêm de encontro
com essa perspectiva.
Oferecendo
a oportunidade de criar uma relação entre a
teoria acadêmica e a pratica da licenciatura exercida nas escolas da rede
publica
tem, dentre seus objetos, a intenção de promover a aproximação entre a
universidade e a escola uma vez
que percebemos um distanciamento entre ambas. Além de propor e
incentivar o desenvolvimento do pensamento crítico e sociológico dos alunos o
PIBID proporciona ao acadêmico de licenciatura em ciências sociais a importante
experiência com a prática docente.
O
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência iniciou suas atividades
na Unioeste de Toledo-Paraná no ano de 2010, com o principal objetivo de
promover o incentivo e a qualificação de professores na educação básica da rede
pública de ensino. Possibilitando-nos participar do cotidiano escolar
juntamente com professores e alunos, também no proporciona observar as práticas
pedagógicas já existentes além de planejar e complementar novas técnicas
interdisciplinares.
2-Descrição
das Atividades Desenvolvidas no Ano de 2012-11
Minhas
atividades no grupo PIBID de Ciências Sociais, tiveram início no mês maio deste
ano. A rotina de atividades do PIBID durante todo ano se constituíram nas
reuniões, regências e participação em eventos que contemplavam temas a cerca da
docência.
As
reuniões aconteceram semanalmente geralmente às sextas-feiras durante todos os meses
no prédio da Universidade. Com duração de aproximadamente duas horas, foram nestas
reuniões que discutimos recursos didáticos, metodologia de ensino, experiências
em sala de aula, dúvidas, temáticas e outras questões referentes a pratica
docente. Alguns textos foram discutidos durante as reuniões, textos abordando temáticas
educacionais e que muito nos auxiliaram na reflexão e compreensão da questão educação.
Quanto às atividades desenvolvidas nas instituições ligadas ao PIBID, participei diretamente do cotidiano escolar no Colégio Estadual Jardim Porto Alegre sob a supervisão da professora Marissa Egger, no Colégio Estadual Ayrton Senna sob a supervisão do professor Wilson Egger e no Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos - Ceebeja, também sob supervisão do professor Wilson Egger. Todas as instituições situam-se na cidade de Toledo e estão vinculadas ao Projeto de Iniciação a Docência -PIBID.
Quanto às atividades desenvolvidas nas instituições ligadas ao PIBID, participei diretamente do cotidiano escolar no Colégio Estadual Jardim Porto Alegre sob a supervisão da professora Marissa Egger, no Colégio Estadual Ayrton Senna sob a supervisão do professor Wilson Egger e no Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos - Ceebeja, também sob supervisão do professor Wilson Egger. Todas as instituições situam-se na cidade de Toledo e estão vinculadas ao Projeto de Iniciação a Docência -PIBID.
No link abaixo é possível acessar os planos de aula desenvolvidos e utilizados em cada regência postados no blog do PIBID.
http://pibidcsunioeste.blogspot.com.br/2012/11/planos-de-aula-bolsista-monique.html
Enquanto
bolsista do Programa de Iniciação a Docência – PIBID me foi dada a oportunidade
de participar do I Seminário Estadual do PIBID do Paraná ocorrido entre os dias
24 e 25 de agosto de 2012 na cidade de Ponta Grossa no campus da Universidade
Estadual de Ponta Grossa.
Construído
na intenção de gerar oportunidade, conhecimento, discussão e socialização daquilo que acontece nas Instituições formadoras, no
interior das escolas e na interface entre elas, o evento contou com a
apresentação de trabalhos de
coordenadores, professores e alunos sobre as experiências vividas no cotidiano
das escolas, as práticas exitosas conquistadas, os materiais produzidos e as
pesquisas realizadas.
Reunindo
professores e estudantes de todas as graduações às quais o Programa de
Iniciação a Docência – PIBID contempla nos foi possível obter um panorama geral
do impacto do programa na educação básica do Estado. As reflexões realizadas durante os dois dias de evento nos
possibilitaram pensar práticas docentes dinâmicas e atrativas para os alunos na
intenção de despertar o interesse dos mesmos pela disciplina aplicada.
Minha
participação no evento constituiu-se na apresentação de um relato de
experiência de docência no Colégio Estadual Ayrton Senna Toledo/PR, e na
colaboração na exposição do jogo didático Dominó Sociológico desenvolvido pela
colega, também bolsista do PIBID, Jaqueline Hansen.
De uma
forma geral o evento acrescentou sob diversas formas, experiência e aprendizado
aos participantes, contribuindo na busca pela superação dos problemas
identificados no processo educativo, apontando soluções práticas, dinâmicas e
eficazes.
Abaixo,
segue link do relato de experiência apresentado:
http://pibidcsunioeste.blogspot.com.br/p/links.html
http://pibidcsunioeste.blogspot.com.br/p/links.html
De
uma forma geral, gostaria de acrescentar que minha participação no PIBID têm
sido de extrema importância e satisfação para mim, ao me proporcionar a
convivência com o cotidiano escolar o projeto tem me possibilitado construir
uma perspectiva da profissão docente ministrando conteúdos através de aulas
expositivas sobre diversos temas da Sociologia e participando pela primeira vez de forma efetiva da pratica escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário