Tema da Aula: Introdução ao
Pensamento de Karl Marx
Bolsista: Isabela Olsen
Pierazo
Turma: 1° C – Sociologia
do Ensino Técnico
Regência ministrada no dia: 26
de março de 2013 em Toledo - PR.
Minha regência se deu na segunda
aula, das 08:10 às 09:00h. Na turma do ensino médio técnico, no 1° ano C,
continha cerca de 33 alunos. Turma da nossa colega de grupo, professora Marissa
Eger.
Iniciei a aula me apresentando,
e fiz uma breve apresentação do que é o PIBID e porque eu estava ali aplicando
aula. Também comentei sobre o curso de Ciências Sociais.
Fiz algumas perguntas sobre o
que eles já conheciam sobre Sociologia e os clássicos dessa ciência.
Pedi que a turma se organizasse
em duplas e entreguei um texto para que acompanhassem a aula e lêssemos juntos
o conteúdo.
Muitos participaram, opinaram, contribuíram.
A aula se deu de forma muito dinâmica e tranquila. Gostei muito da
experiência.
Fiz uma introdução ao pensamento
social de Karl Marx, apontando suas perspectivas, ressaltando algumas noções de
natureza humana, sociedade, transformação social, e outros. Por fim
busquei enfatizar a relação da importância de suas preocupações teóricas com a
dinâmica social atual em que estamos vivendo.
PLANO DE AULA
Tema da Aula: Introdução ao
Pensamento de Karl Marx
Bolsista: Isabela Olsen
Pierazo
Turma: 1° C – Sociologia
do Ensino Técnico
Tema: Introdução ao
Pensamento de Karl Marx
Objetivo Geral:
- Expor de forma introdutória o contexto que inspirou o pensador a
produzir suas principais obras e comentar o desfecho de suas principais ideias
e alguns conceitos chaves para o entendimento de sua teoria.
Objetivos específicos:
- Abordar os aspectos históricos
da produção teórica do autor.
- Abordar alguns conceitos
chaves do autor:
- Evidenciar as relações entre
os conceitos e de como observá-los em funcionamento na realidade cotidiana,
citando alguns exemplos referentes às formas atuais de trabalho, as
determinações do estado, as relações de classe, dentre outros.
Conteúdo ou ementa:
Karl Heinrich Marx foi um
filósofo, cientista político, e socialista revolucionário muito influente em
sua época, até os dias atuais. É muito conhecido por seus estudos sobre
os conflitos sociais. Teve enorme importância para a política europeia, ao
escrever o Manifesto Comunista, juntamente com Friedrich
Engels, que deu origem ao “Marxismo”, citado adiante. Foi um ativista do
movimento operário europeu, no chamado International Workingmen’s
Association (IWA), também conhecido como First International.
Suas principais obras são
dividas de acordo com algumas fases do autor. Sendo determinadas três fases, a
primeira chamada de “jovem Marx” a segunda é chamada de “período de transição”
e a terceira e ultima fase de “Marx maduro”.
Dentre as principais obras
escritas em sua fase “jovem Marx” (1841 a 1850) destaca-se: A ideologia
Alemã e o Manifesto do Partido Comunista. Na segunda fase “período de transição” (1852 a 1856)
destaca-se: O 18 brumario de Luis Bonaparte.
E em sua ultima fase “Marx maduro” (1857 – 1880) temos a produção de O capital,
Para uma crítica da economia
política e o lançamento do Manifesto da Primeira Internacional.
Seus conceitos foram
desenvolvidos no decorrer de suas produções e constam em suas obras. Até hoje o
pensador é referência para os estudos de filosofia, política, economia e
sociologia.
Metodologia de Ensino:
- Exposição oral
- Leitura de Texto
Recursos Instrucionais:
- Lousa
- Resumo da aula em texto
entregue aos alunos
Referências Bibliográficas:
MARX, K. H.; ENGELS, F. Manifesto do Partido Comunista. 10.
ed. São Paulo: Global, 2006.
SILVA, José Otacílio da. Elementos de Sociologia Geral: Marx,
Durkheim, Weber, Bordieu. 20. ed. Cascavel: EDUNIOESTE, 2004.
TONET,
Ivo; LESSA, Sérgio. Introdução à Filosofia de Marx. 01. Ed. São Paulo:
EXPRESSÃO POPULAR, 2008.
TOMAZI,
Nelson Dacio. Iniciação à Sociologia. 2ª Ed. Atual Editora, São Paulo,
2000.
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