26 abril, 2013

REGÊNCIA NO COLÉGIO ESTADUAL JARDIM PORTO ALEGRE


Tema da Aula: Introdução ao Pensamento de Karl Marx
Bolsista: Isabela Olsen Pierazo
Turma: 1° C – Sociologia do Ensino Técnico
Regência ministrada no dia: 26 de março de 2013 em Toledo - PR.

Minha regência se deu na segunda aula, das 08:10 às 09:00h. Na turma do ensino médio técnico, no 1° ano C, continha cerca de 33 alunos. Turma da nossa colega de grupo, professora Marissa Eger.
Iniciei a aula me apresentando, e fiz uma breve apresentação do que é o PIBID e porque eu estava ali aplicando aula. Também comentei sobre o curso de Ciências Sociais. 
Fiz algumas perguntas sobre o que eles já conheciam sobre Sociologia e os clássicos dessa ciência.
Pedi que a turma se organizasse em duplas e entreguei um texto para que acompanhassem a aula e lêssemos juntos o conteúdo. 
Muitos participaram, opinaram, contribuíram. A aula se deu de forma muito dinâmica e tranquila. Gostei muito da experiência. 
Fiz uma introdução ao pensamento social de Karl Marx, apontando suas perspectivas, ressaltando algumas noções de natureza humana, sociedade, transformação social, e outros. Por fim busquei enfatizar a relação da importância de suas preocupações teóricas com a dinâmica social atual em que estamos vivendo.





PLANO DE AULA
Tema da Aula: Introdução ao Pensamento de Karl Marx

Bolsista: Isabela Olsen Pierazo
Turma: 1° C – Sociologia do Ensino Técnico
Tema: Introdução ao Pensamento de Karl Marx

Objetivo Geral:
- Expor de forma introdutória o contexto que inspirou o pensador a produzir suas principais obras e comentar o desfecho de suas principais ideias e alguns conceitos chaves para o entendimento de sua teoria.

Objetivos específicos:
- Abordar os aspectos históricos da produção teórica do autor.
- Abordar alguns conceitos chaves do autor:

Homem – Sociedade – Estado - Classe Social – Trabalho - Transformação social -Emancipação Humana.

- Evidenciar as relações entre os conceitos e de como observá-los em funcionamento na realidade cotidiana, citando alguns exemplos referentes às formas atuais de trabalho, as determinações do estado, as relações de classe, dentre outros.

Conteúdo ou ementa:
 Karl Heinrich Marx foi um filósofo, cientista político, e socialista revolucionário muito influente em sua época, até os dias atuais. É muito conhecido por seus estudos sobre os conflitos sociais. Teve enorme importância para a política europeia, ao escrever o Manifesto Comunista, juntamente com Friedrich Engels, que deu origem ao “Marxismo”, citado adiante. Foi um ativista do movimento operário europeu, no chamado International Workingmen’s Association (IWA), também conhecido como First International.
Suas principais obras são dividas de acordo com algumas fases do autor. Sendo determinadas três fases, a primeira chamada de “jovem Marx” a segunda é chamada de “período de transição” e a terceira e ultima fase de “Marx maduro”.
Dentre as principais obras escritas em sua fase “jovem Marx” (1841 a 1850) destaca-se: A ideologia Alemã e o Manifesto do Partido Comunista. Na segunda fase “período de transição” (1852 a 1856) destaca-se: O 18 brumario de Luis Bonaparte. E em sua ultima fase “Marx maduro” (1857 – 1880) temos a produção de O capital, Para uma crítica da economia política e o lançamento do Manifesto da Primeira Internacional.

Seus conceitos foram desenvolvidos no decorrer de suas produções e constam em suas obras. Até hoje o pensador é referência para os estudos de filosofia, política, economia e sociologia. 

Metodologia de Ensino:
- Exposição oral
- Leitura de Texto

Recursos Instrucionais:
- Lousa
- Resumo da aula em texto entregue aos alunos

Referências Bibliográficas:
MARX, K. H.; ENGELS, F. Manifesto do Partido Comunista. 10. ed. São Paulo: Global, 2006.
SILVA, José Otacílio da. Elementos de Sociologia Geral: Marx, Durkheim, Weber, Bordieu. 20. ed. Cascavel: EDUNIOESTE, 2004.
TONET, Ivo; LESSA, Sérgio. Introdução à Filosofia de Marx. 01. Ed. São Paulo: EXPRESSÃO POPULAR, 2008.

TOMAZI, Nelson Dacio. Iniciação à Sociologia. 2ª Ed. Atual Editora, São Paulo, 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário