Bolsista: Tcharles Gonçalves Schmidt
CEEBJA - 11/04/13
Relato da Atividade Desenvolvida
Na noite de 11 de abril de 2013, fui ao CEEBJA
para ministrar a aula “Karl Marx, Friederich Engels e as classes sociais”
na turma do professor supervisor Wilson Eger. Comecei me apresentando e explicando
o motivo da mudança de professor. Então, indaguei os alunos acerca das suas
concepções sobre trabalho e, mais ainda, como eles percebem a divisão do mesmo
na sociedade na qual vivem. Esboçamos uma noção de classe social, reconhecendo,
nesse primeiro momento, a existência de uma maioria da população que tira o
sustento do trabalho e uma minoria cuja fonte de renda é lucro advindo da posse
de meios de produção. Após essa etapa, apresentei
resumidamente alguns dados biográficos dos autores e busquei recapitular, junto
a turma, o contexto histórico no qual os autores trabalharam, enfatizando a
Revolução Francesa e a Revolução Industrial como fenômenos que foram expressão
de processos sociais que inquietaram os autores e influenciaram decisivamente a
definição do objeto de estudo dos mesmos, além de ter papel fundamental na
teoria e no método desenvolvido por ambos.
Procedi, então, a uma explicação das
características fundamentais do materialismo histórico-dialético, embasada nas
“três fontes e as três partes constitutivas do marxismo”, de Lenin. Vários alunos participaram ativamente da aula
com suas opiniões, além de questionamentos relevantes para o desenvolvimento da
discussão, em especial acerca da possibilidade de mobilidade social individual
entre classes sociais e como a ideologia burguesa trabalha com essa questão. A aula
teve êxito, uma vez que conseguimos revisar o que já havia sido estudado a
respeito dos autores, apresentando uma breve contextualização histórica, completada
por um panorama geral das suas teorias. Terminando com a definição de classes
sociais feita pelos autores, e uma discussão sobre a importância dessa
categoria para entender a realidade social.
PLANO DE AULA
Plano de Aula – Sociologia
Karl Marx, Friederich Engels e as classes sociais.
Instituição: CEEBJA
Disciplina: Sociologia
Unidade: Autores clássicos da sociologia
Série: todas
Horas-aula: 2
Professor: Tcharles Gonçalves Schmidt
1.
PRÁTICA SOCIAL INICIAL
1.1 Unidade
do Conteúdo: Autores clássicos da
sociologia
Objetivo Geral: Apresentar aos alunos os autores
Karl Marx e Friederich Engels, fundadores da tradição teórico-metodológica
conhecida como materialismo histórico-dialético, por meio de breve
contextualização histórica. Em seguida, apresentar sucintamente a teoria social
desenvolvida por ambos, dando atenção à centralidade da categoria “trabalho” na
mesma, para possibilitar uma compreensão mais clara do que são as classes
sociais, segundo o pensamento marxiano.
Tópicos do conteúdo e objetivos específicos:
·
Tópico
1: As classes sociais, na representação dos alunos.
Objetivo
específico: Dialogar e extrair da opinião dos alunos as concepções recorrentes
sobre as classes sociais, presentes nas formas de representação próprias ao
grupo social no qual estão inseridos.
·
Tópico
2: Karl Marx e Friederich Engels e a revolução industrial
Objetivo
específico: Apresentar uma contextualização histórica breve e, então,
demonstrar como a situação histórica vivenciada pelos autores influenciou seu
estudo.
·
Tópico
3: Trabalho, meios de produção e classes sociais
Objetivo
específico: A conclusão se baseará na apresentação dos conceitos de meios de
produção e classes sociais, a partir da definição de trabalho elaborada pelos
autores. Finalizando por um embate entre o conceito de classes sociais e a
noção prévia dos alunos sobre o tema.
2 INSTRUMENTALIZAÇÃO
2.1 Ações
didático-pedagógicas
Exposição oral
do professor e debate.
2.2 Recursos
humanos e materiais
Exposição oral,
lousa e giz.
3 REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
ENGELS, Friederich e MARX,
Karl. A ideologia alemã. Expressão
Popular, São Paulo, 2009.
LESSA, Sérgio e TONET, Ivo.
Introdução à filosofia de Marx. Expressão
Popular, São Paulo, 2009.
MANDEL, Ernesto; SALAMA,
Pierre; VALIER, Jaques. Introdução à
teoria econômica marxista. Editora Sundermann, São Paulo, 2006.
MÉSZÁROS, István. A teoria da alienação em Marx.
Boitempo, São Paulo, 2006.
RANIERI, Jesus. Trabalho e dialética: Hegel, Marx e a
teoria social do devir. Boitempo, São Paulo 2011.
LENIN,
V. As três fontes e as três partes
constitutivas do marxismo. IN: “Prosvéchtchénié” n. 3, Petersburgo, 1913.
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