12 abril, 2013

REGÊNCIA MINISTRADA NO CEEBJA

Relato de Regência
Bolsista: Tcharles Gonçalves Schmidt
 CEEBJA - 11/04/13


Relato da Atividade Desenvolvida
Na noite de 11 de abril de 2013, fui ao CEEBJA para ministrar a aula “Karl Marx, Friederich Engels e as classes sociais” na turma do professor supervisor Wilson Eger. Comecei me apresentando e explicando o motivo da mudança de professor. Então, indaguei os alunos acerca das suas concepções sobre trabalho e, mais ainda, como eles percebem a divisão do mesmo na sociedade na qual vivem. Esboçamos uma noção de classe social, reconhecendo, nesse primeiro momento, a existência de uma maioria da população que tira o sustento do trabalho e uma minoria cuja fonte de renda é lucro advindo da posse de meios de produção. Após essa etapa,  apresentei resumidamente alguns dados biográficos dos autores e busquei recapitular, junto a turma, o contexto histórico no qual os autores trabalharam, enfatizando a Revolução Francesa e a Revolução Industrial como fenômenos que foram expressão de processos sociais que inquietaram os autores e influenciaram decisivamente a definição do objeto de estudo dos mesmos, além de ter papel fundamental na teoria e no método desenvolvido por ambos.
Procedi, então, a uma explicação das características fundamentais do materialismo histórico-dialético, embasada nas “três fontes e as três partes constitutivas do marxismo”, de Lenin.  Vários alunos participaram ativamente da aula com suas opiniões, além de questionamentos relevantes para o desenvolvimento da discussão, em especial acerca da possibilidade de mobilidade social individual entre classes sociais e como a ideologia burguesa trabalha com essa questão. A aula teve êxito, uma vez que conseguimos revisar o que já havia sido estudado a respeito dos autores, apresentando uma breve contextualização histórica, completada por um panorama geral das suas teorias. Terminando com a definição de classes sociais feita pelos autores, e uma discussão sobre a importância dessa categoria para entender a realidade social.


PLANO DE AULA


Plano de Aula – Sociologia
Karl Marx, Friederich Engels e as classes sociais.

Instituição: CEEBJA
Disciplina: Sociologia
Unidade: Autores clássicos da sociologia
Série: todas
Horas-aula: 2
Professor: Tcharles Gonçalves Schmidt

1.         PRÁTICA SOCIAL INICIAL

1.1  Unidade do Conteúdo: Autores clássicos da sociologia

Objetivo Geral: Apresentar aos alunos os autores Karl Marx e Friederich Engels, fundadores da tradição teórico-metodológica conhecida como materialismo histórico-dialético, por meio de breve contextualização histórica. Em seguida, apresentar sucintamente a teoria social desenvolvida por ambos, dando atenção à centralidade da categoria “trabalho” na mesma, para possibilitar uma compreensão mais clara do que são as classes sociais, segundo o pensamento marxiano.

Tópicos do conteúdo e objetivos específicos:

·                Tópico 1: As classes sociais, na representação dos alunos.
Objetivo específico: Dialogar e extrair da opinião dos alunos as concepções recorrentes sobre as classes sociais, presentes nas formas de representação próprias ao grupo social no qual estão inseridos.

·                Tópico 2: Karl Marx e Friederich Engels e a revolução industrial
Objetivo específico: Apresentar uma contextualização histórica breve e, então, demonstrar como a situação histórica vivenciada pelos autores influenciou seu estudo.

·                Tópico 3: Trabalho, meios de produção e classes sociais
Objetivo específico: A conclusão se baseará na apresentação dos conceitos de meios de produção e classes sociais, a partir da definição de trabalho elaborada pelos autores. Finalizando por um embate entre o conceito de classes sociais e a noção prévia dos alunos sobre o tema.

2        INSTRUMENTALIZAÇÃO

2.1     Ações didático-pedagógicas

Exposição oral do professor e debate.

2.2     Recursos humanos e materiais

Exposição oral, lousa e giz.


3        REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

ENGELS, Friederich e MARX, Karl. A ideologia alemã. Expressão Popular, São Paulo, 2009.
LESSA, Sérgio e TONET, Ivo. Introdução à filosofia de Marx. Expressão Popular, São Paulo, 2009.
MANDEL, Ernesto; SALAMA, Pierre; VALIER, Jaques. Introdução à teoria econômica marxista. Editora Sundermann, São Paulo, 2006.
MÉSZÁROS, István. A teoria da alienação em Marx. Boitempo, São Paulo, 2006.
RANIERI, Jesus. Trabalho e dialética: Hegel, Marx e a teoria social do devir. Boitempo, São Paulo 2011.
LENIN, V. As três fontes e as três partes constitutivas do marxismo. IN: “Prosvéchtchénié” n. 3, Petersburgo, 1913.

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