REGÊNCIA CEEBJA – MAIO DE 2013
Bolsista: Juliana
Almeida Matos
02 de maio,
2013
No dia 02 de
maio de 2013, ministrei uma aula no CEEBJA, no módulo coletivo, sobre o tema “As
muitas faces do poder” – com vistas a dar enfoque às proposições difundidas por
Michel Foucault sobre a ideia de poder e seus mecanismos. A aula fora iniciada
com o questionamento acerca do que os estudantes compreendem sobre o conceito
de poder. A partir das contribuições elaboradas por eles, procurei apresentar a
noção acerca da qual compartilha Foucault a respeito do exercício do poder e de
seus desdobramentos nas sociedades modernas. Em seguida, foram apresentadas e
problematizadas as noções de saber-poder,
disciplina, corpo dócil e biopoder, discutidas pelo autor de referência. Além
de associar estas noções às funções desempenhadas pelas instituições sociais.
No que diz respeito à reflexão acerca das instituições, propus uma atividade
com o intuito de auxiliar a compreensão e a dinamicidade das mesmas. Solicitei,
desta forma, que os estudantes formassem grupos de cinco pessoas e debatessem
acerca das características físicas e subjetivas existentes nas instituições escolar
e prisional. A ideia, ao propor tal exercício, era a de proporcionar aos alunos
meios de refletir sobre a aplicação prática daqueles conceitos enunciados por
Michel Foucault e de onde partiram suas observações. Além de problematizar a
noção naturalizante que empregamos sobre o papel e o desempenho das
instituições aqui mencionadas. Sempre buscando conectar os conteúdos à realidade
experimentada pelos alunos, procurei trazer elementos do cotidiano para
exemplificar cada um dos conceitos citados acima. Embora o tema da aula possua
certa complexidade na hora de sua transposição à estudantes de Ensino Médio, e
em especial, ao Ensino de Jovens e Adultos, creio que a aula pôde esclarecer e desnaturalizar
alguns processos sociais arraigados no dia-a-dia dos estudantes. Considero a participação
destes um tanto quanto limitada, mesmo que eu tenha insistido muito para que
ela ocorresse de maneira mais frequente. Entendo, no entanto, que alguns
fatores, tais como: minha primeira experiência com educação de jovens e
adultos; o fato de ser o meu primeiro contato com a turma; a demasiada
complexidade de abordagem da temática e o meu pouco tempo de experiência com o
exercício da docência; contribuem para a consolidação deste contexto.
PLANO DE AULA
Plano de Aula – Sociologia
“As muitas faces do poder”
Instituição: CEEBJA
Disciplina: Sociologia
Unidade: As muitas faces do poder
Série: todas
Horas-aula: 4
Professora: Juliana Almeida Matos
1.
PRÁTICA SOCIAL INICIAL
1.1 Unidade do Conteúdo: As muitas faces do poder
Objetivo Geral: Apresentar aos alunos o
conceito de poder problematizado por Michel Foucault e refletir acerca dos
desdobramentos de tal conceito tendo como referência a prática social cotidiana
das sociedades modernas. Problematizar, a partir da reflexão inicial, outros
conceitos, apresentados pelo mesmo autor, e que derivam da ideia de poder, tais
como: saber-poder, disciplina,
corpo-dócil e biopoder. Para além disto, pretende-se propor reflexões acerca
da função desenvolvida pelas instituições sociais, em especial a instituição
escolar.
Tópicos do conteúdo e objetivos específicos:
·
Tópico 1: Poder: do conceito à prática.
Objetivo
específico: Apresentar a noção de poder proposta por Foucault. Problematizar a
implementação desse conceito na prática social, tendo como ponto de partido a
realidade das sociedades modernas.
·
Tópico
2: Saber-poder
Objetivo
específico: Explicar as correlações que se travam entre saber e poder, assim
como os mecanismos de produção e difusão de verdades. A partir disto,
problematizar as consequências práticas do emprego das verdades em nosso cotidiano,
ressaltando os aspectos que envolvem os padrões de normalização e
marginalização.
·
Tópico
3: Instituições Sociais: Instituição Escolar
Objetivo
específico: Problematizar como Foucault pensa as instituições sociais e seu desempenho,
e como os conceitos formulados e difundidos por este autor podem nos auxiliar
na compreensão da estruturação e funcionamento das instituições sociais.
·
Tópico 4: Disciplina e Corpo Dócil
Objetivo específico: Apresentar e discutir a ideia de
docilização do corpo através da disciplina imposta pelas instituições sociais, elaborada
por Foucault. Associar a ideia de disciplina e corpo dócil ao cotidiano
imediato dos estudantes, principalmente no que se refere ao ambiente de
trabalho em que os mesmos encontram-se inseridos.
·
Tópico 5: Biopoder
Objetivo
específico: Explicitar o conceito de biopoder e apresentar as formas como esta
ideia está presente em nosso cotidiano.
2 INSTRUMENTALIZAÇÃO
2.1 Ações
didático-pedagógicas
Exposição
oral e debate.
2.2 Recursos
humanos e materiais
Exposição
oral, lousa, papel sulfite e canetas.
3
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BOMENY,
Helena & MEDEIROS, Bianca Freire. Tempos Modernos, tempos de Sociologia.
Rio de Janeiro, Ed. Do Brasil, 2010. Volume Único.
FOUCAULT,
Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Petropólis, Ed. Vozes, 1999.
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