31 maio, 2013

REGÊNCIA CEEBJA – MAIO DE 2013
Bolsista: Juliana Almeida Matos
02 de maio, 2013

No dia 02 de maio de 2013, ministrei uma aula no CEEBJA, no módulo coletivo, sobre o tema “As muitas faces do poder” – com vistas a dar enfoque às proposições difundidas por Michel Foucault sobre a ideia de poder e seus mecanismos. A aula fora iniciada com o questionamento acerca do que os estudantes compreendem sobre o conceito de poder. A partir das contribuições elaboradas por eles, procurei apresentar a noção acerca da qual compartilha Foucault a respeito do exercício do poder e de seus desdobramentos nas sociedades modernas. Em seguida, foram apresentadas e problematizadas as noções de saber-poder, disciplina, corpo dócil e biopoder, discutidas pelo autor de referência. Além de associar estas noções às funções desempenhadas pelas instituições sociais. No que diz respeito à reflexão acerca das instituições, propus uma atividade com o intuito de auxiliar a compreensão e a dinamicidade das mesmas. Solicitei, desta forma, que os estudantes formassem grupos de cinco pessoas e debatessem acerca das características físicas e subjetivas existentes nas instituições escolar e prisional. A ideia, ao propor tal exercício, era a de proporcionar aos alunos meios de refletir sobre a aplicação prática daqueles conceitos enunciados por Michel Foucault e de onde partiram suas observações. Além de problematizar a noção naturalizante que empregamos sobre o papel e o desempenho das instituições aqui mencionadas. Sempre buscando conectar os conteúdos à realidade experimentada pelos alunos, procurei trazer elementos do cotidiano para exemplificar cada um dos conceitos citados acima. Embora o tema da aula possua certa complexidade na hora de sua transposição à estudantes de Ensino Médio, e em especial, ao Ensino de Jovens e Adultos, creio que a aula pôde esclarecer e desnaturalizar alguns processos sociais arraigados no dia-a-dia dos estudantes. Considero a participação destes um tanto quanto limitada, mesmo que eu tenha insistido muito para que ela ocorresse de maneira mais frequente. Entendo, no entanto, que alguns fatores, tais como: minha primeira experiência com educação de jovens e adultos; o fato de ser o meu primeiro contato com a turma; a demasiada complexidade de abordagem da temática e o meu pouco tempo de experiência com o exercício da docência; contribuem para a consolidação deste contexto.


PLANO DE AULA


Plano de Aula – Sociologia
“As muitas faces do poder”

Instituição: CEEBJA
Disciplina: Sociologia
Unidade: As muitas faces do poder
Série: todas
Horas-aula: 4
Professora: Juliana Almeida Matos

1.         PRÁTICA SOCIAL INICIAL

1.1      Unidade do Conteúdo: As muitas faces do poder

Objetivo Geral: Apresentar aos alunos o conceito de poder problematizado por Michel Foucault e refletir acerca dos desdobramentos de tal conceito tendo como referência a prática social cotidiana das sociedades modernas. Problematizar, a partir da reflexão inicial, outros conceitos, apresentados pelo mesmo autor, e que derivam da ideia de poder, tais como: saber-poder, disciplina, corpo-dócil e biopoder. Para além disto, pretende-se propor reflexões acerca da função desenvolvida pelas instituições sociais, em especial a instituição escolar.

Tópicos do conteúdo e objetivos específicos:

·                Tópico 1: Poder: do conceito à prática.
Objetivo específico: Apresentar a noção de poder proposta por Foucault. Problematizar a implementação desse conceito na prática social, tendo como ponto de partido a realidade das sociedades modernas.

·                Tópico 2: Saber-poder
Objetivo específico: Explicar as correlações que se travam entre saber e poder, assim como os mecanismos de produção e difusão de verdades. A partir disto, problematizar as consequências práticas do emprego das verdades em nosso cotidiano, ressaltando os aspectos que envolvem os padrões de normalização e marginalização.

·                Tópico 3: Instituições Sociais: Instituição Escolar
Objetivo específico: Problematizar como Foucault pensa as instituições sociais e seu desempenho, e como os conceitos formulados e difundidos por este autor podem nos auxiliar na compreensão da estruturação e funcionamento das instituições sociais.

·         Tópico 4: Disciplina e Corpo Dócil
Objetivo específico: Apresentar e discutir a ideia de docilização do corpo através da disciplina imposta pelas instituições sociais, elaborada por Foucault. Associar a ideia de disciplina e corpo dócil ao cotidiano imediato dos estudantes, principalmente no que se refere ao ambiente de trabalho em que os mesmos encontram-se inseridos.

·                    Tópico 5: Biopoder
Objetivo específico: Explicitar o conceito de biopoder e apresentar as formas como esta ideia está presente em nosso cotidiano.


2        INSTRUMENTALIZAÇÃO

2.1     Ações didático-pedagógicas

Exposição oral e debate.

2.2     Recursos humanos e materiais

Exposição oral, lousa, papel sulfite e canetas.


3             REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BOMENY, Helena & MEDEIROS, Bianca Freire. Tempos Modernos, tempos de Sociologia. Rio de Janeiro, Ed. Do Brasil, 2010. Volume Único.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Petropólis, Ed. Vozes, 1999.  



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