31 maio, 2013

Regência Maio Tcharles e Juliana – CEEBJA:
Bolsistas: Juliana Almeida Matos; Tcharles Gonçalves Schmidt
16 de maio, 2013 - CEEBJA


Na noite de 16 de maio de 2013, fomos ao CEEBJA para ministrar a aula “Participação política, democracia, cidadania e justiça” na turma do professor supervisor Wilson Eger. Começamos nos apresentando e explicando o motivo da mudança de professor. Então, apresentamos a etimologia do conceito “democracia”, a partir do grego e buscamos recapitular, junto a turma, o que resultara das discussões anteriores sobre o tema. A partir dessa recapitulação, implementamos o planejamento problematizando a implementação desse conceito na prática social, em especial a brasileira. Para fomentar a reflexão, falamos sobre a Constituição e o seu papel numa sociedade, em especial na forma democrática. Vinculamos a explicação do papel de uma constituição a sua composição enquanto direitos e deveres primordiais dos cidadãos, finalizando com uma discussão sobre os três poderes (desde sua concepção teórica até sua atual forma de expressão na sociedade brasileira). Alguns alunos participaram ativamente da aula com suas opiniões, além de questionamentos relevantes para o desenvolvimento da discussão. A aula teve êxito, uma vez que conseguimos revisar o que já havia sido estudado a respeito do tema, apresentando um quadro geral da participação política no Brasil contemporâneo.

PLANO DE AULA


Plano de Aula – Sociologia
Participação política, democracia, cidadania e justiça

Instituição: CEEBJA
Disciplina: Sociologia
Unidade: A sociologia vem ao Brasil
Série: todas
Horas-aula: 4
Professores: Juliana Almeida Matos; Tcharles Gonçalves Schmidt

1.         PRÁTICA SOCIAL INICIAL

1.1  Unidade do Conteúdo: A sociologia vem ao Brasil

Objetivo Geral: Apresentar aos alunos o conceito de democracia e refletir com eles acerca da prática social construída em busca desse ideal. Problematizar, a partir da reflexão inicial, a democracia brasileira, salientando aspectos relevantes da nossa história. Trabalhar a composição da estrutura política republicana a partir da sua divisão em três poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário.


Tópicos do conteúdo e objetivos específicos:

·                Tópico 1:Democracia: do conceito à prática.
Objetivo específico: Apresentar a etimologia do conceito, a partir do grego. Problematizar a implementação desse conceito na prática social, em especial a brasileira.

·                Tópico 2: Constituição e cidadania
Objetivo específico: Explicar o que é, essencialmente, a constituição e qual a sua função num Estado democrático. A partir disso, refletir sobre os elementos que caracterizam a cidadania, trabalhando os três tipos de direitos de Marshall e sua relação com os deveres.

·                Tópico 3: Tripartição do poder estatal
Objetivo específico: Explicar o que são os três poderes por meio dos quais o Estado se organiza (Judiciário, Executivo e Legislativo) e a relação entre eles. Apontar desdobramentos atuais das interações entre essas esferas do governo, por meio de referências a notícias recentes.

2        INSTRUMENTALIZAÇÃO

2.1     Ações didático-pedagógicas

Exposição oral dos professores e debate.

2.2     Recursos humanos e materiais

Exposição oral, lousa.


3      REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BOMENY, Helena & Medeiros, Bianca Freire. Tempos Modernos, tempos de sociologia. Rio de Janeiro, Ed. do Brasil, 2010. Volume único.


Sociologia: ensino médio/ Coordenação Amaury César Moraes. Brasília, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. 304 p. il. (Coleção Explorando o Ensino; v. 15).

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