Regência Maio Tcharles e Juliana – CEEBJA:
Bolsistas:
Juliana Almeida Matos; Tcharles Gonçalves Schmidt
16 de maio, 2013 - CEEBJA
16 de maio, 2013 - CEEBJA
Na noite de 16 de maio de 2013, fomos
ao CEEBJA para ministrar a aula “Participação política, democracia, cidadania e
justiça” na turma do professor supervisor Wilson Eger. Começamos nos
apresentando e explicando o motivo da mudança de professor. Então, apresentamos
a
etimologia do conceito “democracia”, a partir do grego e buscamos recapitular, junto a turma, o que resultara das discussões
anteriores sobre o tema. A partir dessa recapitulação, implementamos o
planejamento problematizando a implementação desse conceito na prática social,
em especial a brasileira. Para fomentar a reflexão, falamos sobre a
Constituição e o seu papel numa sociedade, em especial na forma democrática.
Vinculamos a explicação do papel de uma constituição a sua composição enquanto
direitos e deveres primordiais dos cidadãos, finalizando com uma discussão
sobre os três poderes (desde sua concepção teórica até sua atual forma de
expressão na sociedade brasileira). Alguns alunos participaram ativamente
da aula com suas opiniões, além de questionamentos relevantes para o
desenvolvimento da discussão. A aula teve êxito, uma vez que conseguimos
revisar o que já havia sido estudado a respeito do tema, apresentando um quadro
geral da participação política no Brasil contemporâneo.
PLANO DE AULA
Plano de Aula
– Sociologia
Participação
política, democracia, cidadania e justiça
Instituição:
CEEBJA
Disciplina:
Sociologia
Unidade: A
sociologia vem ao Brasil
Série: todas
Horas-aula: 4
Professores:
Juliana Almeida Matos; Tcharles Gonçalves Schmidt
1.
PRÁTICA SOCIAL INICIAL
1.1 Unidade do Conteúdo: A sociologia vem ao Brasil
Objetivo Geral: Apresentar
aos alunos o conceito de democracia e refletir com eles acerca da prática
social construída em busca desse ideal. Problematizar, a partir da reflexão
inicial, a democracia brasileira, salientando aspectos relevantes da nossa
história. Trabalhar a composição da estrutura política republicana a partir da
sua divisão em três poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário.
Tópicos do
conteúdo e objetivos específicos:
·
Tópico 1:Democracia: do conceito à prática.
Objetivo específico: Apresentar a etimologia do
conceito, a partir do grego. Problematizar a implementação desse conceito na
prática social, em especial a brasileira.
·
Tópico
2: Constituição e cidadania
Objetivo específico: Explicar o que é, essencialmente,
a constituição e qual a sua função num Estado democrático. A partir disso,
refletir sobre os elementos que caracterizam a cidadania, trabalhando os três
tipos de direitos de Marshall e sua relação com os deveres.
·
Tópico
3: Tripartição do poder estatal
Objetivo específico: Explicar o que são os três
poderes por meio dos quais o Estado se organiza (Judiciário, Executivo e
Legislativo) e a relação entre eles. Apontar desdobramentos atuais das
interações entre essas esferas do governo, por meio de referências a notícias
recentes.
2 INSTRUMENTALIZAÇÃO
2.1 Ações didático-pedagógicas
Exposição oral dos professores e debate.
2.2 Recursos humanos e materiais
Exposição oral, lousa.
3 REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
BOMENY,
Helena & Medeiros, Bianca Freire. Tempos Modernos, tempos de sociologia.
Rio de Janeiro, Ed. do Brasil, 2010. Volume único.
Sociologia:
ensino médio/ Coordenação Amaury César Moraes. Brasília, Ministério da
Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. 304 p. il. (Coleção Explorando o
Ensino; v. 15).
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