27 junho, 2013



Regência Junho Tcharles – CEEBJA:
Bolsista: Tcharles Gonçalves Schmidt
20 de junho, 2013 - CEEBJA


Na noite de 20 de junho de 2013, fomos ao CEEBJA para ministrar a aula “Etnocentrismo do preconceito ao racismo. Sonhos de civilização” na turma do professor supervisor Wilson Eger. Comecei me apresentando e explicando o motivo da mudança de professor. Então, apresentei os estudos do Norbert Elias, enfatizando o papel do estudo do cotidiano para compreensão da cultura de um povo. Exemplificamos essa idéia a partir de reflexão a respeito das características tidas como típicas da cultura brasileira e como elas se relacionam com nosso cotidiano. Discutimos, nesse meio tempo os principais temas de estudo do autor trazidos pelo livro didático dos alunos e sobre o papel das normas de conduta na diferenciação entre o que é ou não “civilizado”. Aproveitei a deixa para introduzir o tema do etnocentrismo, primeiro problematizando as atitudes dos próprios alunos e, posteriormente, definindo o conceito (a partir da sua etimologia). Por fim, fomentei a discussão acerca da relação entre preconceito, racismo e sua origem no etnocentrismo. A aula teve êxito, uma vez que conseguimos revisar o que já havia sido estudado a respeito do conceito “cultura”, aprofundando a reflexão num sentido de crítica aos valores culturais estabelecidos e à naturalização dos mesmos.

PLANO DE AULA

Plano de Aula – Sociologia
Etnocentrismo do preconceito ao racismo. Sonhos de Civilização

Instituição: CEEBJA
Disciplina: Sociologia
Unidade: Cultura e Indústria Cultural
Série: todas
Horas-aula: 2
Professores: Tcharles Gonçalves Schmidt

1.         PRÁTICA SOCIAL INICIAL

1.1  Unidade do Conteúdo:

Objetivo Geral: Apresentar aos alunos o autor Norbert Elias e seus emblemáticos estudos sobre costumes e comportamento cotidiano. Enfatizando, a participação desse tipo de estudo no entendimento do modo como determinada cultura se vê (inclusive em relação às outras). A partir dessa introdução, definir etnocentrismo e discutir sobre suas causas e formas de manifestação.


Tópicos do conteúdo e objetivos específicos:

·                 Tópico 1: Norbert Elias e o processo civilizatório.
Objetivo específico: Contextualizar o autor geográfica e historicamente, em relação a outros autores de peso na sociologia, falar sobre os temas estudados pelo autor e seu método de investigação.

·                 Tópico 2: Etnocentrismo.
Objetivo específico: Definir etnocentrismo (demonstrar significado das expressões que a compõe) e estimular discussão e reflexão acerca das formas pelas quais o etnocentrismo se manifesta (se possível utilizando exemplos próximos da realidade dos alunos) e suas causas.


2        INSTRUMENTALIZAÇÃO

2.1     Ações didático-pedagógicas

Exposição oral do professor e debate.

2.2     Recursos humanos e materiais

Exposição oral, lousa.

3        REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

BOMENY, Helena; FREIRE-MEDEIROS, Bianca. Tempos modernos, tempos de sociologia. São Paulo: Editora do Brasil, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário