Regência Junho Tcharles – CEEBJA:
Bolsista: Tcharles
Gonçalves Schmidt
20 de junho, 2013 - CEEBJA
20 de junho, 2013 - CEEBJA
Na noite de 20
de junho de 2013, fomos ao CEEBJA para ministrar a aula “Etnocentrismo do
preconceito ao racismo. Sonhos de civilização” na turma do professor supervisor
Wilson Eger. Comecei me apresentando e explicando o motivo da mudança de
professor. Então, apresentei os estudos do Norbert Elias, enfatizando o papel
do estudo do cotidiano para compreensão da cultura de um povo. Exemplificamos
essa idéia a partir de reflexão a respeito das características tidas como
típicas da cultura brasileira e como elas se relacionam com nosso cotidiano.
Discutimos, nesse meio tempo os principais temas de estudo do autor trazidos
pelo livro didático dos alunos e sobre o papel das normas de conduta na
diferenciação entre o que é ou não “civilizado”. Aproveitei a deixa para
introduzir o tema do etnocentrismo, primeiro problematizando as atitudes dos
próprios alunos e, posteriormente, definindo o conceito (a partir da sua
etimologia). Por fim, fomentei a discussão acerca da relação entre preconceito,
racismo e sua origem no etnocentrismo. A aula teve êxito, uma vez que
conseguimos revisar o que já havia sido estudado a respeito do conceito
“cultura”, aprofundando a reflexão num sentido de crítica aos valores culturais
estabelecidos e à naturalização dos mesmos.
PLANO DE AULA
Plano
de Aula – Sociologia
Etnocentrismo
do preconceito ao racismo. Sonhos de Civilização
Instituição:
CEEBJA
Disciplina:
Sociologia
Unidade:
Cultura e Indústria Cultural
Série:
todas
Horas-aula: 2
Professores: Tcharles Gonçalves
Schmidt
1.
PRÁTICA SOCIAL INICIAL
1.1 Unidade
do Conteúdo:
Objetivo
Geral: Apresentar aos alunos o autor Norbert Elias e seus
emblemáticos estudos sobre costumes e comportamento cotidiano. Enfatizando, a
participação desse tipo de estudo no entendimento do modo como determinada
cultura se vê (inclusive em relação às outras). A partir dessa introdução,
definir etnocentrismo e discutir sobre suas causas e formas de manifestação.
Tópicos
do conteúdo e objetivos específicos:
·
Tópico 1: Norbert Elias e o processo civilizatório.
Objetivo específico: Contextualizar o autor geográfica
e historicamente, em relação a outros autores de peso na sociologia, falar
sobre os temas estudados pelo autor e seu método de investigação.
·
Tópico
2: Etnocentrismo.
Objetivo específico: Definir etnocentrismo (demonstrar
significado das expressões que a compõe) e estimular discussão e reflexão
acerca das formas pelas quais o etnocentrismo se manifesta (se possível
utilizando exemplos próximos da realidade dos alunos) e suas causas.
2 INSTRUMENTALIZAÇÃO
2.1 Ações didático-pedagógicas
Exposição oral do professor e debate.
2.2 Recursos humanos e materiais
Exposição oral, lousa.
3 REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
BOMENY,
Helena; FREIRE-MEDEIROS, Bianca. Tempos
modernos, tempos de sociologia. São
Paulo: Editora do Brasil, 2010.
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