24 setembro, 2013

Regência Setembro Tcharles - CEEBJA



Bolsista: Tcharles Gonçalves Schmidt
13 de setembro, 2013 - CEEBJA


Na noite de 13 de setembro de 2013, ministrei a aula “Weber e os caminhos da racionalidade” na turma de sociologia (coletivo) do professor supervisor Wilson Eger. Nessa aula, apresentei aos alunos um dos autores clássicos da sociologia e o contexto histórico no qual o autor estudou e escreveu. A partir dessa introdução, e sempre fazendo referência a esse contexto, busquei descrever as principais preocupações do autor (constituídas em objeto de estudo) e elucidar o método e os princípios de análise desenvolvidos por Weber. Então, implementei o planejamento apresentando os conceitos de racionalidade e desencantamento e demonstrando como eles se constituíram em focos de análise de Weber através de todos seus estudos. Para tanto, expus os temas de estudo principais de Weber e como o autor os associou aos fenômenos do aumento da racionalidade e do desencantamento do mundo.
Enquanto introdução ao autor, essa aula foi bem-sucedida, contando com a participação dos alunos através de exemplos pessoais e opiniões a respeito dos desdobramentos dos fenômenos estudados pelo autor no cotidiano das pessoas na sociedade contemporânea.


PLANO DE AULA

Plano de Aula – Sociologia
Weber e os caminhos da racionalidade

Instituição: CEEBJA
Disciplina: Sociologia
Unidade: Autores clássicos da sociologia
Série: coletivo
Horas-aula: 2
Professores: Tcharles Gonçalves Schmidt

1.         PRÁTICA SOCIAL INICIAL

1.1  Unidade do Conteúdo: Autores clássicos da sociologia

Objetivo Geral: Apresentar aos alunos o autor Max Weber, considerado um dos fundadores da sociologia. Enfatizando, a partir de breve contextualização histórica e exemplos, os processos de “racionalização” e “desencantamento do mundo”, centrais na teoria do autor.


Tópicos do conteúdo e objetivos específicos:

·                Tópico 1:Weber.
Objetivo específico: Contextualizar o autor geográfica e historicamente, em relação aos outros clássicos da sociologia.

·                Tópico 2: Desencantamento e racionalidade
Objetivo específico: Apresentar as bases do pensamento Weberiano e sua forma de entender a sociedade.


2        INSTRUMENTALIZAÇÃO

2.1     Ações didático-pedagógicas

Exposição oral do professor e debate.

2.2     Recursos humanos e materiais

Exposição oral, lousa.


3        REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

BENDIX, Reinhard. Max Weber: um perfil intelectual. Brasília: UnB, 1986.
WEBER, Max. Ciência e política: duas vocações. São Paulo: Cultrix, 2007.
WEBER, Max. Ética protestante e o “espírito” do capitalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

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