Bolsista: Tcharles Gonçalves Schmidt
13 de setembro, 2013 - CEEBJA
13 de setembro, 2013 - CEEBJA
Na noite de 13 de setembro de 2013, ministrei
a aula “Weber e os caminhos da racionalidade” na turma de sociologia (coletivo)
do professor supervisor Wilson Eger. Nessa aula, apresentei aos alunos um dos
autores clássicos da sociologia e o contexto histórico no qual o autor estudou
e escreveu. A partir dessa introdução, e sempre fazendo referência a esse
contexto, busquei descrever as principais preocupações do autor (constituídas
em objeto de estudo) e elucidar o método e os princípios de análise desenvolvidos
por Weber. Então, implementei o planejamento apresentando os conceitos de
racionalidade e desencantamento e demonstrando como eles se constituíram em
focos de análise de Weber através de todos seus estudos. Para tanto, expus os
temas de estudo principais de Weber e como o autor os associou aos fenômenos do
aumento da racionalidade e do desencantamento do mundo.
Enquanto introdução ao autor, essa aula
foi bem-sucedida, contando com a participação dos alunos através de exemplos
pessoais e opiniões a respeito dos desdobramentos dos fenômenos estudados pelo
autor no cotidiano das pessoas na sociedade contemporânea.
PLANO
DE AULA
Plano
de Aula – Sociologia
Weber
e os caminhos da racionalidade
Instituição:
CEEBJA
Disciplina:
Sociologia
Unidade:
Autores clássicos da sociologia
Série:
coletivo
Horas-aula:
2
Professores:
Tcharles Gonçalves Schmidt
1.
PRÁTICA
SOCIAL INICIAL
1.1 Unidade do Conteúdo: Autores
clássicos da sociologia
Objetivo
Geral:
Apresentar aos alunos o autor Max Weber, considerado um dos fundadores da
sociologia. Enfatizando, a partir de breve contextualização histórica e
exemplos, os processos de “racionalização” e “desencantamento do mundo”,
centrais na teoria do autor.
Tópicos
do conteúdo e objetivos específicos:
·
Tópico 1:Weber.
Objetivo
específico: Contextualizar o autor geográfica e historicamente, em relação aos
outros clássicos da sociologia.
·
Tópico 2:
Desencantamento e racionalidade
Objetivo
específico: Apresentar as bases do pensamento Weberiano e sua forma de entender
a sociedade.
2
INSTRUMENTALIZAÇÃO
2.1
Ações didático-pedagógicas
Exposição
oral do professor e debate.
2.2
Recursos humanos e materiais
Exposição
oral, lousa.
3
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
BENDIX,
Reinhard. Max Weber: um perfil intelectual. Brasília: UnB, 1986.
WEBER,
Max. Ciência e política: duas vocações. São Paulo: Cultrix, 2007.
WEBER,
Max. Ética protestante e o “espírito” do capitalismo. São Paulo:
Companhia das Letras, 2004.
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