Instituição: CEEBJA
Bolsista: Tcharles Gonçalves Schmidt
Relato da Atividade Desenvolvida
Na noite de 27 de setembro de 2013, fui ao CEEBJA
para ministrar a aula “Karl Marx, Friederich Engels e as classes sociais”
na turma do professor supervisor Wilson Eger. Comecei me apresentando e explicando
o motivo da mudança de professor. Então, apresentei Marx e Engels enquanto
fundadores da sociologia relacionando-os a Durkheim e Weber. Para isso,
relembrei o contexto histórico no qual os autores trabalharam, enfatizando a
Revolução Francesa e a Revolução Industrial como fenômenos que foram expressão
de processos sociais que inquietaram os autores e influenciaram decisivamente a
definição do objeto de estudo dos mesmos. Diferenciei então a perspectiva
desses autores daquelas assumidas pelos outros sociólogos clássicos e fiz a
associação entre seus pontos de vista diante do contexto da época e suas
preocupações intelectuais.
A partir desse momento, concentrei-me na teoria
marxista. Desenvolvendo com os alunos, a partir de exemplos, os resultados dos
estudos desenvolvidos por Marx e Engels. Vários alunos participaram ativamente da aula
com suas opiniões e exemplos tirados do seu cotidiano. A aula teve êxito, já
que cumpri meu objetivo de apresentar o materialismo histórico-dialético. Nesse
percurso pude explicar conceitos-chave dos autores, relacionado-os entre si e
com a realidade dos alunos.
PLANO DE AULA
Plano de Aula – Sociologia
Karl Marx, Friederich Engels e as classes sociais.
Instituição: CEEBJA
Disciplina: Sociologia
Unidade: Autores clássicos da sociologia
Série: todas
Horas-aula: 2
Professor: Tcharles Gonçalves Schmidt
1.
PRÁTICA SOCIAL INICIAL
1.1 Unidade
do Conteúdo: Autores clássicos da
sociologia
Objetivo Geral: Apresentar aos alunos os autores
Karl Marx e Friederich Engels, fundadores da tradição teórico-metodológica
conhecida como materialismo histórico-dialético, por meio de breve
contextualização histórica. Em seguida, apresentar sucintamente a teoria social
desenvolvida por ambos, dando atenção à centralidade da categoria “trabalho” na
mesma, para possibilitar uma compreensão mais clara do que são as classes
sociais, segundo o pensamento marxiano.
Tópicos do conteúdo e objetivos específicos:
·
Tópico
1: As classes sociais, na representação dos alunos.
Objetivo
específico: Dialogar e extrair da opinião dos alunos as concepções recorrentes
sobre as classes sociais, presentes nas formas de representação próprias ao
grupo social no qual estão inseridos.
·
Tópico
2: Karl Marx e Friederich Engels e a revolução industrial
Objetivo
específico: Apresentar uma contextualização histórica breve e, então,
demonstrar como a situação histórica vivenciada pelos autores influenciou seu
estudo.
·
Tópico
3: Trabalho, meios de produção e classes sociais
Objetivo
específico: A conclusão se baseará na apresentação dos conceitos de meios de
produção e classes sociais, a partir da definição de trabalho elaborada pelos
autores. Finalizando por um embate entre o conceito de classes sociais e a
noção prévia dos alunos sobre o tema.
2 INSTRUMENTALIZAÇÃO
2.1 Ações
didático-pedagógicas
Exposição oral
do professor e debate.
2.2 Recursos
humanos e materiais
Exposição oral,
lousa e caneta.
3 REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
ENGELS, Friederich e MARX,
Karl. A ideologia alemã. Expressão
Popular, São Paulo, 2009.
LESSA, Sérgio e TONET, Ivo.
Introdução à filosofia de Marx. Expressão
Popular, São Paulo, 2009.
MANDEL, Ernesto; SALAMA,
Pierre; VALIER, Jaques. Introdução à
teoria econômica marxista. Editora Sundermann, São Paulo, 2006.
MÉSZÁROS, István. A teoria da alienação em Marx.
Boitempo, São Paulo, 2006.
RANIERI, Jesus. Trabalho e dialética: Hegel, Marx e a
teoria social do devir. Boitempo, São Paulo 2011.
LENIN, V. As três fontes e as três partes
constitutivas do marxismo. IN: “Prosvéchtchénié” n. 3, Petersburgo, 1913.
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