PROGRAMA INSTITUCIONAL
DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID
RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO
SUPERVISOR
Ano:2013/Meses ou
semestre 1e º 2º semestre
1
– IDENTIFICAÇÃO DO COORDENADOR DE ÁREA
NOME: Marcos Antonio Arantes
|
CURSO: Ciências Sociais
|
CAMPUS: Toledo – PR.
|
E-MAIL:
FONE:
|
2
- IDENTIFICAÇÃO DO SUPERVISOR
NOME: Wilson Eger
|
CURSO: Ciências Sociais
|
ESCOLA: CEEBJA - Toledo
|
E-MAIL wilsoneger@hotmail.com FONE:45 9912
9316
|
3.
INTRODUÇÃO
- Período;
- Local;
- Público
alvo;
- Outros
aspectos julgados pertinentes
As atividades do ano de 2013 tiveram
inicio no dia 04 de fevereiro, com a formação continuada nas escolas, não
tivemos nenhum dos alunos bolsistas participando dessa atividade, em nenhum
momento de 2013 eles se fizeram presentes nos cursos de formação ou
capacitação docente. Na primeira reunião do PIBID, foram debatidas e
analisadas várias informações sobre a continuidade do trabalho, também foi
proposto a elaboração de um vídeo institucional para a apresentação do curso
de ciências sociais da UNIOESTE, foram sendo pensados texto e roteiro. Foi
apresentado um texto sobre “Uma perspectiva não escolar em sala de aula”.
Também os bolsista foram informados que os professores supervisores iriam
elaborar seu planejamento de aulas para que os mesmos pudessem se encaminhar
para as atividades de observação e regência.
Adequamos de divulgamos um
planejamento nos seguintes das aulas
da e possíveis regência – datas, horário e temas a serem desenvolvidos no
CEEBJA e no Ayrton Senna da Silva em que leciono.
As observações e regências dos
alunos bolsistas ficaram prejudicadas pela falta de compromisso de alguns que
agendaram e foram incluídos no planejamento proposto, mas não compareceram
causando alguns contratempos.
Uma das maiores dificuldades do
ano ocorreu devido a redução das aulas da modalidade coletivo no CEEBJA a partir de julho quando deixaram de
existir as turmas do matutino e do vespertino pelo número reduzido de alunos,
ficando com apenas duas turmas do noturno, mas em compensação foram
disponibilizadas mais aulas na modalidade individual, que por sinal foram
pouco aproveitadas pelos bolsistas.
De modo geral avalio que o ano
foi bastante produtivo, com avanços significativos na produção, execução e
desenvolvimento de práticas e metodologias educativas, os debates e o
trabalho em grupo foram importantes para o crescimento e amadurecimento do
projeto.
|
4.
RELATÓRIO DESCRITIVO
- Cronograma
de atividades;
- Atividades
desenvolvidas na universidade e escola-campo (esclarecimentos de dúvidas,
atividades de laboratório, produção de material, participação em eventos,
atividades de extensão, atividades de cunho científico e outras);
- Outras
atividades e tarefas realizadas julgadas pertinentes;
4.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS E RESULTADOS ALCANÇADOS
Indicador da atividade
|
Objetivo da atividade
|
Descrição sucinta da atividade
(inserir início e período de realização)
|
Resultados alcançados
|
1
|
Regência / Cassia
|
Tema: Clássicos da sociologia -
Durkheim – Teorias sociológicas clássicas Émile Durkheim e os conceitos
desenvolvidos por esse autor, propôs uma dinâmica para demonstrar como o
corpo social é formado.
2 horas aula na 1ª B
do Airton Senna da Silva no período matutino.
|
Compreensão do papel de cada
indivíduo na sociedade, ou seja a divisão social do trabalho.
|
2
|
Observação e monitoria
|
CEEBJA no período vespertino.
|
Demonstração de fichas de
acompanhamento individual e acompanhamento de alunos, tirando duvidas.
|
3
|
Regência/Tcharles
|
Tema: Tempo é dinheiro – Aula sobre a
teoria e conceitos de Max Weber – Racionalidade, Espirito do capitalismo,
ética protestante, política como vocação e a ciência como vocação.
3 horas aula no período noturno
CEEBJA
|
Aula expositiva, com participação e debate
por parte dos alunos.
|
4
|
Regência/ Oficina
Isabela e Monique
|
Tema: Sociologia e Meio Ambiente (
aula que reuniu as turmas de sociologia e educação física)
Fizeram uma explanação sobre alguns
mito relacionados a questão ambiental e apontaram que segundo vários
estudiosos é fundamental uma mudança de ideologia.
Utilizaram o vídeo 4 ecologias de
Leonardo Boff e a história das coisas.
No CEEBJA em 3 horas aula, no período
matutino
|
Dinâmica com estudantes que debateram
e opinaram sobre o assunto
|
5
|
Regência/ Juliana
|
Tema: Relação indivíduo e sociedade -
Clássicos da sociologia Durkheim
Utilizou o multimídia, com slides
de texto e imagens para ilustrar a teoria e os conceitos do autor
No CEEBJA em 3 horas aula, no
período noturno.
|
Ao ter utilizando bastante de
exposição e do debate para alcançar seus objetivos, propiciou aos estudantes
adultos da modalidade EJA uma boa integração com o conteúdo. No final da aula
elaboraram e confeccionaram um boneco para ilustrar os papéis das
instituições socias
|
6
|
Regência/ Tchales
|
Tema: A origem das desigualdades
sociais e o trabalho nas diferentes sociedades. Clássico Karl Marx – teoria e
conceitos
Apresentou de forma sucinta e bem definida
conceitos como trabalho, emprego, subemprego e salário.
No CEEBJA para os alunos da turma do período
noturno em 3 horas aula
|
Os estudantes debateram e escreveram
sobre sua compreensão do assunto com a utilização dos conceitos trabalhados.
|
7
|
Regência/ Juliana
|
Tema: Liberdade ou segurança e as
muitas faces do poder.
Apresentou Michel Foucault e suas
teorias sobre as instituições sociais.
No CEEBJA em 3 horas aula.
|
O assunto abriu espaço para a compreensão das diferenças e promoveu um
interessante debate entre os alunos.
|
8
|
Regência / Tcharles
|
Tema: Trabalhadores Uni-vos
Clássico da sociologia Karl Marx
e Frederich Engels Em 3 horas aula no CEEBJA no período noturno.
|
Ao ter utilizando bastante de exposição e do
debate para alcançar seus objetivos, propiciou aos estudantes adultos da
modalidade EJA uma boa integração com o conteúdo
|
9
|
Regência / Juliana, Monique e Isabela
|
Tema: Desigualdade sociais –
trouxeram uma poesia e uma reportagem falando sobre bolsa família.
No CEEBJA no período noturno em 3 horas aula.
|
O assunto abriu espaço para a compreensão das
diferenças e promoveu um interessante debate entre os alunos. Após essa atividade os estudantes colocaram em prática os conhecimentos
produzindo cartazes.
|
10
|
Regência/ Anatielly
|
Tema: Globalização
Utilizou o Livro Didático Público e
também o livro do Milton Santos “Por uma nova globalização”
CEEBJA 2 horas aula no período
noturno.
|
Ao ter utilizando bastante de exposição e do
debate para alcançar seus objetivos, propiciou aos estudantes adultos da
modalidade EJA uma boa integração com o conteúdo.
|
11
|
Oficina/ Tcharles
|
Tema: Movimentos sociais e
movimento ambientalista.
Numa perspectiva crítica ao capitalismo baseada
em autores pós-marxistas.
No CEEBJA em 3 horas aula no período matutino
na modalidade individual.
|
O assunto abriu espaço para a compreensão das
diferenças e promoveu um interessante debate entre os alunos.
|
5.
CONSIDERAÇÕES FINAIS/AVALIAÇÃO
- Objetivos
alcançados;
- Pontos
positivos (crescimento pessoal e profissional);
- Dificuldades
encontradas;
- Outras
considerações pertinentes às atividades
No meu ponto de vista este ano
tivemos alguns avanços, mas ainda estamos engatinhando, vejo que falta
empenho por parte de alguns bolsistas que não se envolveram e faltaram muito
aos encontros, dificultando o trabalho do grupo, também as divergências
atrapalharam o rumo dos trabalhos.
Na minha concepção e nos eventos
que participamos durante o ano 1 reunião entre coordenadores e supervisores
em Cascavel, reunião do PIBID em Curitiba, VI Simpósio de Estadual de
Formação de Professores de Sociologia em Londrina e I Encontro do PIBID –
UNIOESTE em Cascavel, que estamos no caminho certo, mas percebo que haver um
equívoco em nosso grupo quanto aos objetivos do PIBID, claro que devemos
produzir atividades, dinâmicas e experimentos novos, mas não focar em
publicação, o nosso objetivo é formar professores que saibam ministrar a
disciplina e que estejam aptos para enfrentar os desafios da educação em
tempos turbulentos, que saibam utilizar a tecnologia e as práticas inovadoras
da educação.
|
Assinatura do Orientador Assinatura do Professor Supervisor
_____________________________ ________Wilson Eger___
Data
_29_/11_/2013___
Nenhum comentário:
Postar um comentário