03 dezembro, 2013

Relatório Supervisor

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID



RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO SUPERVISOR
Ano:2013/Meses ou semestre 1e º 2º semestre


1 – IDENTIFICAÇÃO DO COORDENADOR DE ÁREA
NOME: Marcos Antonio Arantes
CURSO: Ciências Sociais
CAMPUS: Toledo – PR.
E-MAIL:                                                                                          FONE:

2 - IDENTIFICAÇÃO DO SUPERVISOR
NOME: Wilson Eger
CURSO: Ciências Sociais
ESCOLA: CEEBJA - Toledo
E-MAIL  wilsoneger@hotmail.com                                               FONE:45 9912 9316


3. INTRODUÇÃO
  • Período;
  • Local;
  • Público alvo;
  • Outros aspectos julgados pertinentes

As atividades do ano de 2013 tiveram inicio no dia 04 de fevereiro, com a formação continuada nas escolas, não tivemos nenhum dos alunos bolsistas participando dessa atividade, em nenhum momento de 2013 eles se fizeram presentes nos cursos de formação ou capacitação docente. Na primeira reunião do PIBID, foram debatidas e analisadas várias informações sobre a continuidade do trabalho, também foi proposto a elaboração de um vídeo institucional para a apresentação do curso de ciências sociais da UNIOESTE, foram sendo pensados texto e roteiro. Foi apresentado um texto sobre “Uma perspectiva não escolar em sala de aula”. Também os bolsista foram informados que os professores supervisores iriam elaborar seu planejamento de aulas para que os mesmos pudessem se encaminhar para as atividades de observação e regência.
Adequamos de divulgamos um planejamento nos seguintes  das aulas da e possíveis regência – datas, horário e temas a serem desenvolvidos no CEEBJA e no Ayrton Senna da Silva em que leciono.
As observações e regências dos alunos bolsistas ficaram prejudicadas pela falta de compromisso de alguns que agendaram e foram incluídos no planejamento proposto, mas não compareceram causando alguns contratempos.
Uma das maiores dificuldades do ano ocorreu devido a redução das aulas da modalidade coletivo no CEEBJA  a partir de julho quando deixaram de existir as turmas do matutino e do vespertino pelo número reduzido de alunos, ficando com apenas duas turmas do noturno, mas em compensação foram disponibilizadas mais aulas na modalidade individual, que por sinal foram pouco aproveitadas pelos bolsistas.
De modo geral avalio que o ano foi bastante produtivo, com avanços significativos na produção, execução e desenvolvimento de práticas e metodologias educativas, os debates e o trabalho em grupo foram importantes para o crescimento e amadurecimento do projeto.



4. RELATÓRIO DESCRITIVO
  • Cronograma de atividades;
  • Atividades desenvolvidas na universidade e escola-campo (esclarecimentos de dúvidas, atividades de laboratório, produção de material, participação em eventos, atividades de extensão, atividades de cunho científico e outras);
  • Outras atividades e tarefas realizadas julgadas pertinentes;
4. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS E RESULTADOS ALCANÇADOS

Indicador da atividade
Objetivo da atividade
Descrição sucinta da atividade (inserir início e período de realização)
Resultados alcançados
1
Regência / Cassia

Tema: Clássicos da sociologia - Durkheim  Teorias sociológicas clássicas Émile Durkheim e os conceitos desenvolvidos por esse autor, propôs uma dinâmica para demonstrar como o corpo social é formado.
2 horas aula na  1ª  B do Airton Senna da Silva no período matutino.
Compreensão do papel de cada indivíduo na sociedade, ou seja a divisão social do trabalho.
2
Observação e monitoria
CEEBJA no período vespertino.


Demonstração de fichas de acompanhamento individual e acompanhamento de alunos, tirando duvidas.
3
Regência/Tcharles
Tema: Tempo é dinheiro – Aula sobre a teoria e conceitos de Max Weber – Racionalidade, Espirito do capitalismo, ética protestante, política como vocação e a ciência como vocação.
3 horas aula no período noturno CEEBJA
Aula expositiva, com participação e debate por parte dos alunos.
4
Regência/ Oficina
Isabela e Monique
Tema: Sociologia e Meio Ambiente ( aula que reuniu as turmas de sociologia e educação física)
Fizeram uma explanação sobre alguns mito relacionados a questão ambiental e apontaram que segundo vários estudiosos é fundamental uma mudança de ideologia.
Utilizaram o vídeo 4 ecologias de Leonardo Boff e a história das coisas.
No CEEBJA em 3 horas aula, no período matutino
Dinâmica com estudantes que debateram e opinaram sobre o assunto
5
Regência/ Juliana
Tema: Relação indivíduo e sociedade - Clássicos da sociologia Durkheim
Utilizou o multimídia, com slides de texto e imagens para ilustrar a teoria e os conceitos do autor 
No CEEBJA em 3 horas aula, no período noturno.

Ao ter utilizando bastante de exposição e do debate para alcançar seus objetivos, propiciou aos estudantes adultos da modalidade EJA uma boa integração com o conteúdo. No final da aula elaboraram e confeccionaram um boneco para ilustrar os papéis das instituições socias

6
Regência/ Tchales
Tema: A origem das desigualdades sociais e o trabalho nas diferentes sociedades. Clássico Karl Marx – teoria e conceitos
 Apresentou de forma sucinta e bem definida conceitos como trabalho, emprego, subemprego e salário.
 No CEEBJA para os alunos da turma do período noturno em 3 horas aula

Os estudantes debateram e escreveram sobre sua compreensão do assunto com a utilização dos conceitos trabalhados.
7
Regência/ Juliana
Tema: Liberdade ou segurança e as muitas faces do poder.
Apresentou Michel Foucault e suas teorias sobre as instituições sociais.
No CEEBJA em 3 horas aula.
O assunto abriu espaço para a compreensão das diferenças e promoveu um interessante debate entre os alunos.
8
Regência / Tcharles
Tema: Trabalhadores Uni-vos
Clássico da sociologia Karl Marx e Frederich Engels Em 3 horas aula no CEEBJA no período noturno.

Ao ter utilizando bastante de exposição e do debate para alcançar seus objetivos, propiciou aos estudantes adultos da modalidade EJA uma boa integração com o conteúdo
9
Regência / Juliana, Monique e Isabela
Tema: Desigualdade sociais – trouxeram uma poesia e uma reportagem falando sobre bolsa família.
No CEEBJA no período noturno em 3 horas aula.
O assunto abriu espaço para a compreensão das diferenças e promoveu um interessante debate entre os alunos. Após essa atividade os estudantes colocaram em prática os conhecimentos produzindo cartazes.
10
Regência/ Anatielly
Tema: Globalização
Utilizou o Livro Didático Público e também o livro do Milton Santos “Por uma nova globalização”
CEEBJA 2 horas aula no período noturno.
Ao ter utilizando bastante de exposição e do debate para alcançar seus objetivos, propiciou aos estudantes adultos da modalidade EJA uma boa integração com o conteúdo.
11
Oficina/ Tcharles
Tema: Movimentos sociais e movimento ambientalista.
Numa perspectiva crítica ao capitalismo baseada em autores pós-marxistas.
No CEEBJA em 3 horas aula no período matutino na modalidade individual.
O assunto abriu espaço para a compreensão das diferenças e promoveu um interessante debate entre os alunos.

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS/AVALIAÇÃO
  • Objetivos alcançados;
  • Pontos positivos (crescimento pessoal e profissional);
  • Dificuldades encontradas;
  • Outras considerações pertinentes às atividades

No meu ponto de vista este ano tivemos alguns avanços, mas ainda estamos engatinhando, vejo que falta empenho por parte de alguns bolsistas que não se envolveram e faltaram muito aos encontros, dificultando o trabalho do grupo, também as divergências atrapalharam o rumo dos trabalhos.
Na minha concepção e nos eventos que participamos durante o ano 1 reunião entre coordenadores e supervisores em Cascavel, reunião do PIBID em Curitiba, VI Simpósio de Estadual de Formação de Professores de Sociologia em Londrina e I Encontro do PIBID – UNIOESTE em Cascavel, que estamos no caminho certo, mas percebo que haver um equívoco em nosso grupo quanto aos objetivos do PIBID, claro que devemos produzir atividades, dinâmicas e experimentos novos, mas não focar em publicação, o nosso objetivo é formar professores que saibam ministrar a disciplina e que estejam aptos para enfrentar os desafios da educação em tempos turbulentos, que saibam utilizar a tecnologia e as práticas inovadoras da educação. 



 Assinatura do Orientador                     Assinatura do Professor Supervisor

_____________________________              ________Wilson Eger___

Data
_29_/11_/2013___



Nenhum comentário:

Postar um comentário