Relato da regência de outubro
Na noite de 24 de outubro de 2013, fui ao CEEBJA
para ministrar a aula “Karl Marx e a falha metabólica”
na turma do professor supervisor Wilson Eger. Comecei me apresentando e explicando
o motivo da mudança de professor. Então, reconstruí o conceito de movimentos
sociais através de diálogo com os alunos. Depois elencamos exemplos de
movimentos sociais conhecidos pelos alunos. A partir dessa discussão, chamei
a atenção dos alunos para os movimentos sociais relacionados ao meio ambiente,
associados às crescentes preocupações entorno do que se considera uma crise
ecológica.
Como forma de auxiliar os alunos no
entendimento da argumentação por trás desses movimentos sociais e das
relações sociais associadas ao seu discurso, trabalhei o conceito marxista de
“metabolismo” ser humano-natureza e, particularmente, a “falha metabólica”, a
partir da interpretação de John Bellamy Foster. A noção de metabolismo entre
ser humano e natureza foi construída através do diálogo com a turma e
questionamentos que permitissem a reflexão sobre a origem natural de todos os
objetos que constituem nossa realidade social. Por outro lado, outros
questionamentos buscaram estimular a reflexão sobre a modificação do ambiente
natural através da atividade humana e a nosso papel dentro do metabolismo
natural. Com isso, busquei demonstrar que nossa realidade social está
inserida na realidade natural, de modo que nós vivemos graças a nossa
interação metabólica (tanto no sentido individual quanto coletivo) com a
natureza. A partir disso, incentivei os alunos a refletirem sobre as mudanças
nessa relação metabólica entre sociedade e meio ambiente advindas do
desenvolvimento do capitalismo, utilizando exemplos expostos por Foster em
seu artigo (na bibliografia). Por sugestão do professor supervisor,
assistimos o documentário “A história das coisas” (disponível no site
Youtube). Esse curta-metragem, além de expor boa parte dos argumentos
trabalhados na aula de forma sintética, ainda tem a vantagem de fazer a
associação entre exploração sócio-econômica e ambiental, ilustrando com
animações e figuras. Após a exibição do filme, discutimos os argumentos
apresentados, as opiniões dos alunos à respeito do tema e a relação entre a
teoria trabalhada e o discurso apresentado no filme.
A aula foi bem sucedida, pois despertou o
interesse e a atenção dos alunos, além de expor uma análise social integrada
com os aspectos ecológicos de um problema atual.
PLANO DE AULA
Plano de Aula – Sociologia
Karl Marx e o “metabolic rift” (falha
do metabolismo)
Instituição: CEEBJA
Disciplina: Sociologia
Unidade: Autores clássicos da
sociologia
Série: todas
Horas-aula: 4
Professor: Tcharles Gonçalves
Schmidt
1.
PRÁTICA SOCIAL INICIAL
1.1 Unidade
do Conteúdo: Autores clássicos da
sociologia
Objetivo Geral: Apresentar aos alunos o
conceito de “metabolismo entre homem e natureza” e sua importância para o
entendimento do conceito de “trabalho” (enquanto “imposição da natureza para
a existência humana”), uma vez que esse conceito mostra-se essencial ao
entendimento da teoria marxista.
Tópicos do conteúdo e objetivos
específicos:
·
Tópico
1: A relação entre as pessoas e natureza, na representação dos alunos.
Objetivo
específico: Dialogar e extrair da opinião dos alunos as concepções
recorrentes sobre o que eles entendem como natureza e do seu relacionamento
com a mesma, fazendo anotações no quadro que possibilitem associar o
entendimento que os alunos tem sobre o tema e a concepção marxista sobre a
natureza.
·
Tópico
2: Karl Marx e o metabolismo homem-natureza.
Objetivo
específico: Apresentar a concepção marxista da relação entre humanidade e
natureza, segundo interpretações de Schmidt e Foster, enfatizando o contexto
histórico e os acontecimentos em outros ramos científicos que influenciaram as
formulações do autor do materialismo histórico-dialético.
·
Tópico
3: “Metabolic Rift” (rompimento do metabolismo).
Objetivo
específico: Apresentar o conceito de “metabolic rift” (rompimento do
metabolismo) e explicá-lo, a partir do desenvolvimento dado ao tema por John
Bellamy Foster no artigo de 1999 (na bibliografia). Inclusive sobre a
exacerbação da poluição pela característica da produção capitalista de
produzir com base no valor de troca (pra lucro) ao invés do valor de uso
(utilização).
·
Tópico
4: Dinâmica do “rompimento do metabolismo”.
Objetivo
específico: Fazer uma dinâmica que possibilite aos alunos encenar a
apresentação anterior e, dessa forma, se apropriar da teoria apresentada na
aula de forma lúdica. Nessa atividade, os alunos representarão as pessoas e a
sala de aula será dividida em dois espaços: o campo e a cidade (no início o
campo compreenderá um espaço bem maior do que a cidade), utilizaremos os livros
e cadernos para representar os nutrientes. A atividade começa: na Idade
Média, com poucas pessoas no campo e muito menos pessoas na cidade, essas
encenam a retirada de nutrientes do solo através da agricultura e o retorno
desses para o solo pela população do campo, enquanto esse se transforma em
poluição nas cidades (ainda em pequena escala); com o desenvolvimento da
indústria e da economia capitalista, verifica-se o aumento da população e
mudança gradual da maior parte da população do campo para a cidade e, dessa
forma, incremento na taxa de retirada de nutrientes do solo e diminuição da
porcentagem de nutrientes que é devolvida ao solo concomitante ao aumento da
taxa de poluição nas cidades (e no campo com a utilização de fertilizantes
artificiais).
·
Exercitando:
Proposta de redação
Objetivo
específico: Com o intuito de possibilitar maior reflexão sobre o tema e
exercitar a comunicação escrita, será proposto aos alunos escrever um texto
contemplando os seguintes questionamentos:
- Qual sua
opinião sobre a interpretação apresentada a respeito da relação entre ser
humano e natureza e o modo como ela ocorre na nossa sociedade atualmente?
- Quais
consequências (positivas e/ou negativas) você acredita que nossa forma de nos
relacionar com os elementos naturais pode ter no futuro?
- Como você
acredita que a relação entre a sociedade e a natureza vai se desenvolver nas
próximas décadas?
- O que você
acha que deve melhorar na forma da nossa sociedade regular o “metabolismo”
entre ser humano e natureza?
2 INSTRUMENTALIZAÇÃO
2.1 Ações
didático-pedagógicas
Exposição
oral do professor, debate e dinâmica (encenação da teoria apresentada).
2.2 Recursos
humanos e materiais
Exposição
oral, lousa, giz, livros e cadernos.
3 REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
FOSTER, John
Bellamy. Marx´s theory of metabolic rift: classical
foundations for environmental sociology. University of Chicago, Chicago, 1999.
http://www.unc.edu/courses/2008spring/geog/804/001/210315.pdf
SCHMIDT, Alfred. The concept of
nature in Marx. NLB, London, 1971.
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