22 maio, 2014

Colégio Estadual Presidente Castelo Branco- Alan e Layla

Colégio Estadual Presidente Castelo Branco

Professor Supervisor: Ademir Vito                                                                 
Turma: 3ºB e 3ºD
Bolsistas: Alan Júnior dos Santos e Layla Zoghbi

Data da realização da atividade: 08/05/2014
Atividade realizada: Levamos aos alunos alguns vídeos para fazermos analises criticas em sala. Tratamos do assunto sobre as manifestações de junho do ano passado através dos discursos de emissoras de TV como a Globo (Arnaldo Jabor) e a Band (Datena). Os vídeos eram de curta duração, não abrangendo mais que 5 minutos ao todo. Dentro disso, abordamos a ideia dos "formadores de opinião em nossa sociedade.
A ideia dos "formadores de opinião em nossa sociedade" não se restringe apenas à classe dominante, juntamente com os alunos entendemos que nossa opinião, nossa consciência, passa a ser construída desde que nascemos, os primeiros agentes formadores de opinião a quem temos contato são nossos pais, parentes, depois os amigos, o grupo social onde estamos inserido juntamente com os meios de comunicação, etc... Mas como é construída a opinião dos nossos primeiros agentes formadores de opinião (pais e familiares)? Aqui voltamos ao início. Quem detém os meios de comunicação tem a seu favor o poder de passar a sua visão de mundo ao restante da sociedade, e as chances de nossos pais, familiares e amigos absorverem essas informações e as tomarem como corretas são muito grandes. Os alunos concluíram então que, a classe dominante, com o recurso e todo o aparato dos meios de comunicação, influenciam, em boa parte, o restante da sociedade em sua formação ideológica, que, por sua vez, a reproduzem de geração a geração.
Este exercício tinha como objetivo mostrar a quantidade de informações que vem até nós todos os dias e concomitantemente a importância de começarmos um exercício de reciclagem dessas informações, a importância de questionar e questionar-se, questionar-se pois querendo ou não somos frutos do sistema em que vivemos e reprodutores de suas próprias contradições.


Descrição: Às 8:20 horas deste dia (Quinta-feira) chegamos ao colégio (PREMEM), neste horário estava para começar a segunda aula do dia, e a sala em que estávamos era do 2ºB, a intenção não era apresentar a noticia naquele momento, preferimos sentir o ambiente antes, sentamos no fundo da sala e assistimos a aula do professor até o fim. Às 09:10 começou a terceira aula, desta vez no 3º B. Preparamos o equipamento e logo após nos apresentamos e começamos a passar o conteúdo. Ao acabar a terceira aula fomos para o intervalo, o professor nos convidou para um café na sala dos professores, conhecemos aquele ambiente, as vezes descontraído, as vezes nem tanto. Durante a conversa ele nos perguntou se havia a possibilidade de apresentarmos esta discussão no 3º D, pois era o mesmo assunto que estava iniciando neste segundo bimestre. Aceitamos.

Resultados alcançados: Os alunos, tanto do 3bº ano como do 3dº, por si mesmos questionavam e apontavam as contradições do discurso midiático e elitista das grandes emissoras, e fez com que, apesar de questionamentos aleatórios e muitas vezes sem fundamento, a ideia de questionar, de tentar encontrar o problema da questão, o interesse e a vontade de debater foram muito evidentes, os apontamentos alcançaram até mesmo questões como a viabilidade ou não de se realizar uma copa do mundo no Brasil. (a mídia mostrando que é viável e a realidade concreta por si só mostrando o contrário) Nossa expectativa inicialmente era que seria difícil prender a atenção deles. Nos equivocamos. Os alunos prestaram muita atenção nas explanações, faziam anotações do que falávamos e quando saiamos da sala vinham comentar algo conosco sobre o assunto abordado em sala.
Sinceramente, pessoalmente acreditamos saímos com um saldo muito positivo desta experiência. Agora estamos nos preparando para a próxima empreitada.


Fonte: Fala de Arnaldo Jabor : https://www.youtube.com/watch?v=luLzhtSYWC4
Retratação do mesmo:
https://www.youtube.com/watch?v=yKpxMJxfrsg
Cobertura das manifestações por Datena:
https://www.youtube.com/watch?v=0XOnYntEfAw

Nenhum comentário:

Postar um comentário