26 junho, 2014

Colégio Estadual Jardim Porto Alegre- Adérito e Paola

Colégio Estadual Jardim Porto Alegre

Professor Supervisor: Marissa Eger         Turma: 1º C

Bolsistas: Adérito e Paola

Atividade realizada: resenha sobre a notícia “vitima de racismo, Daniel Alves come banana atirada contra ele na Espanha”


Data da realização da atividade: 02/06/2014

Descrição: A atividade teve seu inicio com a apresentação da noticia já mencionada. Visando obter uma melhor interação e compreensão da turma, foi indagada a seguinte questão: o que era racismo. As respostas obtidas foram satisfatórias uma vez que estamos realizando a atividade em uma turma de primeiro ano. Tendo em mente o que era o racismo, foi levantada a questão de que fatos (históricos e/ou sociais) foram culminados por tal modo de pensar. As respostas foram várias, porém nenhuma foi de encontro com o material que tínhamos levado para exposição. Almejando um grande impacto, levamos para a turma algumas cópias de duas fotos de zoológicos humanos, a principio, não foi revelado do que se tratavam as imagens, ao ser revelado o impacto foi notório. Diante disso, foram expostos e discutidos os fatores que contribuíram para o surgimento do discurso das “raças inferiores”.  Também procuramos desconstruir a ideia de que se pode combater o racismo pousando para uma foto junto a uma banana e dizendo “somos todos macacos”, uma vez que tal ato apenas reafirma o racismo na medida em que relaciona o alvo a um macaco.

Resultados alcançados: Nosso maior objetivo era causar um impacto e mostrar uma face do racismo que ainda não era conhecida por eles, tal objetivo foi alcançado de forma plausível. A turma se mostrou interessada e participativa. As perguntas que foram direcionadas à turma foram respondidas, sem a necessidade de insistência.  Os alunos estavam agitados, porém não estavam dispersos da atividade que estava sendo realizada.

Fonte:http://esporte.ig.com.br/futebol/2014-04-27/daniel-alves-come-banana-atirada-contra-ele-em-jogo-do-barcelona-em-villarreal.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário