05 junho, 2014

Colégio Estadual Ayrton Senna da Silva - EFMP- Francioli e Tcharles

Colégio Estadual Ayrton Senna da Silva - EFMP
Professor Supervisor: Wilson Eger                   Turma: 2° A
Bolsistas: Francioli e Tcharles
Atividade realizada: Terceira apresentação de resenha de notícias para a turma sobre a notícia “Toledanos preparam protesto contra a prática do fracking no estado”, veiculada em 29/05/2014.
Data da realização da atividade: 04/06/2014

Descrição
Realizamos nesta data a terceira apresentação de resenha de notícias para a turma no 20 ano A, sendo que desta vez decidimos inverter o processo de apresentação da notícia, ou seja, antes de apresentarmos a notícia pré-selecionada perguntamos aos estudantes se no decorrer desses 15 dias de intervalo houve alguma notícia que lhes houvesse chamado a atenção e que os mesmos gostariam de colocar para a turma para discussão. Tendo em vista que a turma do 20 ano A é extremamente receptiva ao projeto e participa ativamente das discussões, desde logo nos relataram a ocorrência da passeata realizada em Toledo na data de 03/06/2014 em protesto a prática de fracking no estado do Paraná, inclusive com a participação do aluno Vinicíus, sendo que se mostraram interessados pelo assunto tendo inclusive algumas informações acerca do fracking e de como ele está previsto para o estado. Coincidentemente, a notícia trazida pelos alunos dizia respeito aos mesmos fatos apresentados na notícia que havíamos selecionado, o que facilitou a análise e aumentou a participação dos alunos. Desta forma, a apresentação que era prevista para o tempo de quinze minutos aproximou-se de trinta minutos, com a discussão sendo feita pelos alunos e com a participação do professor.

Resultados alcançados
 A maneira como foi proposta a apresentação de notícia pelos alunos foi extremamente válida, no sentido de percebermos a aceitação do projeto e de sua proposta pela turma, a qual envolveu-se com a questão desde o início. Assim, embora a notícia que escolhemos tenha sido a mesma posta em discussão pelos alunos, a iniciativa do debate partiu da turma, o que facilitou a participação espontânea destes. Os alunos argumentavam sobre o fracking e suas consequências, problematizando o assunto, e considerando válida a participação da sociedade na manifestação ocorrida em 03/06/2014, na cidade de Toledo, do que podemos deduzir que a turma, mostrou-se preocupada com os rumos de uma efetivação do fracking no Paraná, principalmente em relação à conservação do meio ambiente e os danos que efetivamente possam ocorrer, inclusive, para a saúde da população, sendo inclusive levantada a questão dos problemas econômicos que podem surgir futuramente em função da eventual contaminação dos lençóis freáticos do aquífero Guarani, considerações estas que partiram dos alunos.

Fonte: http://casadenoticias.com.br/noticias/18265



Nenhum comentário:

Postar um comentário