19 agosto, 2014

Colégio Estadual Presidente Castelo Branco - PREMEN. Daniele e Elisangela

Colégio Estadual Presidente Castelo Branco - PREMEN

Professor Supervisor: Ademir Vitto                        Turma: 3º “F”

Bolsistas: Daniele Borges; Elisângela Kotz.

Atividade realizada: Resenha sobre a notícia do menino que foi atacado por um tigre no zoológico em Cascavel.

Data da realização da atividade: 08 de agosto de 2014.

Descrição: Levamos para os alunos o texto “O tigre, o menino e o trânsito”, escrito por Geraldo Tite Simões, publicado no blog Motite. Todos os alunos já tinham conhecimento dessa notícia, e alguns até já havia lido o texto, uma vez que foi bastante compartilhado nas redes sociais. Como o texto não é extenso, fizemos a leitura com os alunos e, conforme íamos achando necessário, fazíamos pausas para questioná-los sobre suas concepções de: educação, obediência e respeito. Contudo, no texto o autor trata a atitude do menino, de colocar o braço dentro da jaula de um animal feroz, como um caso isolado, sendo que este não é o padrão de comportamento dos visitantes do zoológico. A partir disso, o autor aponta a diferença entre educação e obediência, sendo que educação “é o conjunto de regras transmitidos de pais para filhos como uma carga genética [...] portanto, quem educa é o convívio familiar” e não a Escola; o autor esclarece que “o que a escola transmite é conhecimento”. Portanto, “educação não é um comportamento expresso diante de uma fiscalização, o nome disso é obediência. Educação é o comportamento do indivíduo quando não tem NINGUÉM olhando!”. A partir dessas colocações, o autor ainda relaciona o comportamento do menino com o comportamento de maioria das pessoas no trânsito: a pessoa não é educada, é instruída para dirigir, portanto, só é obediente ás leis de trânsito quando há fiscalização, pois teme às punições, como multas. Através deste viés fizemos analogia da notícia com a teoria de Controle Social de Michel Fouacault (1926 – 1984), segundo o filósofo, a vigilância constante das pessoas é necessária para determinar o comportamento humano. Sendo assim, se houvesse vigia no zoológico, naquele momento, o comportamento do menino seria diferente? Mas, o pai do menino não é uma autoridade suficiente, enquanto responsável pela vida de seu filho? Se o menino desobedeceu o próprio pai, obedeceria os professores, vigias, e a sociedade em geral? A discussão com os alunos pairou sobre as causas e consequências da desobediência das leis da sociedade, de modo geral: na escola, no trânsito, em casa, etc.


Resultados alcançados: Os alunos demonstraram bastante interesse pela discussão, como todos já conheciam a notícia, muitos já tinham uma opinião formada, mas o que me deixou mais satisfeita é que a maioria dos alunos foi construindo e/ou mudando sua opinião a partir do debate, e as opiniões eram bastante diferentes umas das outras. Outro fato que me causou contentamento – e surpresa – é que alguns alunos já tinham ouvido falar de Foucault, mesmo sendo um pensador pouco estudado no ensino médio.


Fonte: Texto “o menino, o tigre e o trânsito” Disponível em: http://motite.blogs.sapo.pt/o-tigre-o-menino-e-o-transito-110393 -Visualizado ago/2014

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