Colégio Estadual
Presidente Castelo Branco - PREMEN
Professor Supervisor:
Ademir Vitto Turma: 3º “F”
Bolsistas: Daniele
Borges; Elisângela Kotz.
Atividade realizada: Resenha
sobre a notícia do menino que foi atacado por um tigre no zoológico em
Cascavel.
Data da realização da
atividade: 08 de agosto de 2014.
Descrição: Levamos
para os alunos o texto “O tigre, o menino e o trânsito”, escrito por Geraldo
Tite Simões,
publicado no blog Motite. Todos os alunos já tinham
conhecimento dessa notícia, e alguns até já havia lido o texto, uma vez que foi
bastante compartilhado nas redes sociais. Como o texto não é extenso, fizemos a
leitura com os alunos e, conforme íamos achando necessário, fazíamos pausas
para questioná-los sobre suas concepções de: educação, obediência e respeito. Contudo,
no texto o autor trata a atitude do menino, de colocar o braço dentro da jaula
de um animal feroz, como um caso isolado, sendo que este não é o padrão de
comportamento dos visitantes do zoológico. A partir disso, o autor aponta a
diferença entre educação e obediência, sendo que educação “é o conjunto de
regras transmitidos de pais para filhos como uma carga genética [...] portanto,
quem educa é o convívio familiar” e não a Escola; o autor esclarece que “o que
a escola transmite é conhecimento”. Portanto, “educação não é um comportamento
expresso diante de uma fiscalização, o nome disso é obediência. Educação é o comportamento do indivíduo quando não tem
NINGUÉM olhando!”. A partir dessas colocações, o autor ainda relaciona o
comportamento do menino com o comportamento de maioria das pessoas no trânsito:
a pessoa não é educada, é instruída para dirigir, portanto, só é obediente ás
leis de trânsito quando há fiscalização, pois teme às punições, como multas. Através
deste viés fizemos analogia da notícia com a teoria de Controle Social de
Michel Fouacault (1926 – 1984), segundo o filósofo, a vigilância constante das
pessoas é necessária para determinar o comportamento humano. Sendo assim, se
houvesse vigia no zoológico, naquele momento, o comportamento do menino seria
diferente? Mas, o pai do menino não é uma autoridade suficiente, enquanto
responsável pela vida de seu filho? Se o menino desobedeceu o próprio pai,
obedeceria os professores, vigias, e a sociedade em geral? A discussão com os
alunos pairou sobre as causas e consequências da desobediência das leis da
sociedade, de modo geral: na escola, no trânsito, em casa, etc.
Resultados
alcançados: Os alunos demonstraram bastante interesse pela discussão, como
todos já conheciam a notícia, muitos já tinham uma opinião formada, mas o que
me deixou mais satisfeita é que a maioria dos alunos foi construindo e/ou
mudando sua opinião a partir do debate, e as opiniões eram bastante diferentes
umas das outras. Outro fato que me causou contentamento – e surpresa – é que
alguns alunos já tinham ouvido falar de Foucault, mesmo sendo um pensador pouco
estudado no ensino médio.
Fonte: Texto “o
menino, o tigre e o trânsito” Disponível em: http://motite.blogs.sapo.pt/o-tigre-o-menino-e-o-transito-110393
-Visualizado ago/2014
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