Colégio Estadual Ayrton Senna da Silva - EFMP
Professor Supervisor: Wilson Eger
Turma: 3° A
Bolsistas: Francioli
e Tcharles
Atividade realizada: Apresentação de resenha de notícias para a turma
sobre a notícia
“Reintegração de posse em SP tem confronto
entre PMs e sem-teto”, veiculada em 16/09/2014.
Data da realização da atividade: 17/09/2014
Descrição:
Realizamos nesta data apresentação de resenha de notícias
para a turma no 30 ano A, tendo em vista a mudança de horário das
aulas no Colégio, pois é o dia em que os bolsistas podem estar presentes na
escola. Este foi nosso primeiro contato com a turma do 30 ano, sendo
que os mesmos ainda não tinham participado do
projeto de resenha de notícias. Logo o professor pediu silêncio e nos
apresentou, sendo que em seguida fizemos a apresentação do projeto PIBID,
informando-os o motivo de nossa presença, explicando-lhes de que forma a atividade será
desenvolvida com a turma até o final do ano, onde
neste dia nós levamos a notícia a ser discutida, mas que, havendo interesse dos
alunos por outra notícia é facultado aos mesmos trazer a notícia para a sala de
aula para discussão. Passamos então à apresentação da resenha de notícia aos
alunos, retirada do site G1, portal de notícias das Organizações Globo que
discorria sobre a reintegração de posse de um imóvel no centro da cidade de São
Paulo, resultando em confronto entres a polícia e os integrantes do Movimento
Sem Teto. Nosso objetivo foi colocar em discussão a desocupação do imóvel
mediante o uso da força policial, e se realmente se fazia necessário o uso
desta força contra as famílias que estavam sendo desalojadas. Outro fator
relevante na discussão foi a questão da criminalização do movimento social e
com qual objetivo a mídia propaga notícias com este objetivo, desacreditando
tanto os objetivos do movimento quanto a integridade dos manifestantes, uma vez
que tanto o direito à moradia quanto o direito de propriedade são garantidos pela Constituição Federal, e de
que através de uma luta legítima para a busca e garantia destes direitos de
moradia, num confronto entre estes direitos (moradia X propriedade) qual deve
prevalecer.
Resultados alcançados:
Apesar de ser o
primeiro encontro com a turma os alunos opinaram e contribuíram com a análise sociológica
dos acontecimentos, refletindo sobre a maneira como o Estado dá garantia ao
direito de propriedade, inclusive com o uso de força legítima e, ao mesmo
tempo, diminui a importância e relativiza o direito de moradia.
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