01 outubro, 2014

Colégio Estadual Ayrton Senna da Silva - EFMP. Francioli e Tcharles

Colégio Estadual Ayrton Senna da Silva - EFMP
Professor Supervisor: Wilson Eger                   Turma: 3° A
Bolsistas: Francioli e Tcharles

Atividade realizada: Apresentação de resenha de notícias para a turma sobre a notíciaReintegração de posse em SP tem confronto entre PMs e sem-teto”, veiculada em 16/09/2014.

Data da realização da atividade: 17/09/2014

Descrição
Realizamos nesta data apresentação de resenha de notícias para a turma no 30 ano A, tendo em vista a mudança de horário das aulas no Colégio, pois é o dia em que os bolsistas podem estar presentes na escola. Este foi nosso primeiro contato com a turma do 30 ano, sendo que os mesmos ainda não tinham participado do  projeto de resenha de notícias. Logo o professor pediu silêncio e nos apresentou, sendo que em seguida fizemos a apresentação do projeto PIBID, informando-os o motivo de nossa presença, explicando-lhes de que forma a atividade será desenvolvida com a turma até o final do ano, onde neste dia nós levamos a notícia a ser discutida, mas que, havendo interesse dos alunos por outra notícia é facultado aos mesmos trazer a notícia para a sala de aula para discussão. Passamos então à apresentação da resenha de notícia aos alunos, retirada do site G1, portal de notícias das Organizações Globo que discorria sobre a reintegração de posse de um imóvel no centro da cidade de São Paulo, resultando em confronto entres a polícia e os integrantes do Movimento Sem Teto. Nosso objetivo foi colocar em discussão a desocupação do imóvel mediante o uso da força policial, e se realmente se fazia necessário o uso desta força contra as famílias que estavam sendo desalojadas. Outro fator relevante na discussão foi a questão da criminalização do movimento social e com qual objetivo a mídia propaga notícias com este objetivo, desacreditando tanto os objetivos do movimento quanto a integridade dos manifestantes, uma vez que tanto o direito à moradia quanto o direito de propriedade são  garantidos pela Constituição Federal, e de que através de uma luta legítima para a busca e garantia destes direitos de moradia, num confronto entre estes direitos (moradia X propriedade) qual deve prevalecer.


Resultados alcançados
Apesar de ser o primeiro encontro com a turma os alunos opinaram e contribuíram com a análise sociológica dos acontecimentos, refletindo sobre a maneira como o Estado dá garantia ao direito de propriedade, inclusive com o uso de força legítima e, ao mesmo tempo, diminui a importância e relativiza o direito de moradia.






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