06 outubro, 2014

Colégio Estadual Presidente Castelo Branco - Daniele e Elisângela

Colégio Estadual Presidente Castelo Branco - PREMEN

Professor Supervisor: Ademir Vitto        Turma: 2º A formação de docentes
Bolsistas: Daniele Borges; Elisângela Kotz
Atividade realizada: Resenha sobre a notícia “Torcedora que xingou goleiro de “macaco” relata ameaças e diz que está arrependida”.
Data da realização da atividade: 01/10/2014

Descrição: É a primeira vez que estivemos com esta turma, do 2º ano do magistério, devido a troca de horários das aulas de sociologia do colégio. O professor Ademir nos apresentou brevemente. Entregamos para cada aluno uma cópia da notícia que em seguida uma estudante voluntária leu em voz alta para a turma. Após a leitura, vários estudantes levantaram a mão para comentar, opinar sobre a notícia, que retrata um caso de racismo no futebol. Embora o debate tenha se direcionado para outra questão: as consequências que a torcedora teve pelo seu ato racista. A partir disso, foi possível discutir com os alunos sobre o comportamento não só das torcidas, mas da população em geral para com a menina que xingou o goleiro do time adversário de “macaco”. Com este pressuposto, trabalhamos sobre o Estado Natural de dois importantes autores da Ciência Política: Thomas Hobbes e Jhon Locke. Comparando a onda de “justiceiros” com a revolta da população pelo racismo da torcedora, não com o propósito de justificar, mas sim compreender o ato de fazer justiça com as próprias mãos, ao invés de esperar pelo posicionamento e pela justiça do Estado.

Resultados alcançados: Assim apresentamos a notícia os estudantes demonstraram interesse em debater e opinar sobre o assunto, a maioria já tinha uma opinião formada, outros iam mudando um pouco de opinião conforme a discussão ia abrangendo a fala dos outros colegas e outros temas e teorias. Embora fosse o nosso primeiro contato com a turma, nos sentimos muito íntimas e confiantes. A apresentação que estava programada para durar 20 minutos, acabou se estendendo devido às discussões, então o professor Ademir nos cedeu a aula toda.




Nenhum comentário:

Postar um comentário