06 abril, 2015

Colégio Estadual Presidente Castelo Branco - Francioli

Colégio Estadual Presidente Castelo Branco 
Professor Supervisor: Ademir Vitto                   Turma: 4° ano A – téc Adm
Bolsistas:
Atividade realizada: Primeira apresentação de resenha de notícias para a turma sobre a notícia Após invasão da Assembleia, Richa reapresenta ‘pacotaço’ no Paraná”, veiculada em 31/03/2015.
Data da realização da atividade: 31/03/2015.

Descrição
Após contato prévio com o professor supervisor Ademir em 24/03, quando ocorrera a apresentação do Projeto PIBID aos alunos sendo explicado aos mesmos como se desenvolverá o projeto ao longo do ano letivo, na data de hoje dirigi-me à sala de aula em companhia do professor Ademir. Imediatamente após realizar a chamada dos alunos o professor passou-me a palavra, de onde passei à apresentação da resenha de notícia aos alunos. A notícia foi retirada do site do jornal Folha de São Paulo, a qual discorria sobre a reapresentação de medidas denominadas medidas de austeridade, pelo governo do Estado do Paraná à Assembleia Legislativa para apreciação, cujo objetivo seria reequilibrar as finanças do Estado. O objetivo foi colocar em discussão como tais medidas afetam a cidadania dos indivíduos, pois para operar as mudanças há necessidade de remanejamento de verbas, ou seja, a retirada de recursos de determinadas pastas para reaplicação em outra, o que acaba por afetar a cidadania, como no caso, o remanejamento de verbas do sistema penitenciário e das políticas contra as drogas para o pagamento do funcionalismo. A ideia foi proporcionar-lhes esclarecimentos acerca de tais fatos, resgatando como os mesmos os motivos que desencadearam a greve dos professores e funcionários das escolas da rede estadual de ensino no início do ano letivo e o que significou a mobilização da categoria tanto para os professores quanto para os alunos, enquanto luta legítima para a busca e garantia de direitos, no caso, além dos direitos trabalhistas dos professores e funcionários a garantia também de uma educação de qualidade para os próprios alunos, os quais integram o conjunto de direitos dos cidadãos.

Resultados alcançados
A turma demonstrou curiosidade sobre o assunto abordado, perguntando sobre as medidas noticiadas bem como sobre os motivos que haviam ensejado a greve. Interessados no assunto participaram do debate, inclusive dizendo que não entendiam claramente todos os motivos que ocasionaram a greve, bem como não entendem a posição do governo do Estado para apresentação das medidas de austeridade, pois acreditam que é responsabilidade do governo garantir o direito dos cidadãos. Após cerca de 15 min de diálogo, percebemos, eu e o professor supervisor, que o assunto despertou grande interesse da turma, de modo que foi necessário estender a discussão para a totalidade da aula, de modo que pude concluir que a receptividade ao projeto foi excelente, e ao final, foi proposto aos alunos que tragam notícias para serem discutidas em sala de aula, ideia que foi muito bem aceita por todos.



Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/03/1610688-apos-invasao-da-assembleia-richa-reapresenta-pacotaco-no-parana.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário