Colégio Estadual Presidente Castelo Branco
Professor Supervisor: Ademir Vito
Turma: 1° A
Bolsistas: Alan
Júnior dos Santos e Layla Zoghbi
Data da realização da atividade: 28/08/2014
Atividade realizada: Continuando com os trabalhos realizados no PIBID, levamos à sala de
aula um tema que normalmente passa despercebido cotidianamente e é muito
frequente, inclusive na escola; a meritocracia. Para isto, introduzimos em
classe uma pequena coluna da revista VEJA assinada por Rodrigo Constantino,
onde este parabeniza uma aluna de 13 anos por “denunciar” a sua escola por esta
ser contra a meritocracia. Entregamos uma cópia da reportagem para cada aluno,
e pedimos para eles mesmos lerem, revezando-se em parágrafos. Após a introdução
da notícia, procuramos observar se eles absorveram bem a informação. Após esta
constatação, fomos para a segunda parte do trabalho onde apresentamos um
contra-argumento à meritocracia. Para este fim, trabalhamos o conceito de
“Capital cultural” em Pierre Bourdieu. Inicialmente passamos um vídeo (link
disponível nas fontes) sobre como o capital cultural é assimilado pela escola,
e que tipo de “Capital” a escola valoriza e qual ela marginaliza, deixando
claro para a turma que a escola não é “neutra” e as crianças que tem este
capital cultural valorizado pela escola (e pela classe dominante), tem mais
facilidade em assimilar os conteúdos e os hábitos exigidos dentro da
instituição, enquanto os alunos que não tem este capital, por questões
econômicas, religiosas dentre outras representações, são excluídos parcial ou
integralmente da possibilidade do aprendizado em termos de igualdade. Portanto,
partindo da ideia de que a meritocracia prevê que as pessoas, a priori, tem as
mesmas condições de alcançar seus objetivos, sendo a premiação por mérito
apropriada, colocamos em choque com a teoria bourdieusiana que refuta a ideia
de igualdade dentro da escola, baseando-se na diferença categórica entre a
cultura que a escola aceita e reproduz, e àquela cultura que boa parte das
crianças trazem do seio familiar.
Descrição: Às 10:00
horas deste dia (Quinta-feira) chegamos ao colégio (PREMEM), neste horário
estava para começar a última aula do dia, e a sala em que estávamos era do 1ºA.
Preparamos o equipamento e logo após nos apresentamos e começamos a passar o
conteúdo. A turma estava tranquila, e não tivemos problema algum quanto a
aplicação do conteúdo.
Resultados alcançados: Os alunos, por si mesmos, questionavam e apontavam as contradições da
ideia de meritocracia, baseados no argumento de Bourdieu passados durante a
apresentação. Percebemos que parte da sala ficou relutante em aceitar o ponto
de vista do teórico em questão, porém nós não interviemos, apenas alimentávamos
as discussões que desabrochavam em sala. No fim os alunos perguntaram a nossa
posição a respeito da questão, então acabamos nos posicionando, isto já no fim
da aula. A apresentação durou 30 minutos e posteriormente o debate estendeu-se
durante o resto da aula.
Fontes:
Vídeo Capital Cultural:
https://www.youtube.com/watch?v=a3eO6-D4nHo
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