18 maio, 2015

Colégio Estadual Ayrton Senna - Amanda e Kamila


Colégio Estadual Ayrton Senna

Professor Supervisor: Wilson     Turma: 3º A
Bolsistas: Amanda Carraro; Kamila Anzen

Notícia: Protestos 15 de Março de 2015
Tema: Democracia
Objeto: Intervenção Militar
Objetivo: Distinguir ditadura e democracia com o intuito de mostrar como foi terrorista o regime militar e faze-los entender que foi árdua a luta pelo direito da democracia e o porquê devemos continuar lutando para que ela continue.
Data da realização da atividade: 15/04/2015.
                                                                                         
Descrição da atividade: Num primeiro momento nos apresentamos como alunas da UNIOESTE e como bolsistas do PIBID, para uma maior interação pedimos que os alunos também se apresentassem e como estão no último ano do ensino médio pedimos que nos dissessem se pretendiam ingressar no ensino superior e qual curso cada um gostaria de fazer, quase toda a turma disse que gostaria de iniciar uma graduação, apenas três alunos disseram estar pensando e uma aluna disse: “não, vou continuar trabalhando” foi interessante este levantamento pois conseguimos identificar a vontade pela graduação. Já mais à vontade perante eles apresentamos a UNIOESTE como uma instituição de ensino superior público e explicamos o projeto e o objetivo que temos com o mesmo.
Clique na imagem para ampliar.
Num segundo momento distribuímos uma cópia da notícia para cada dois e lemos a mesma para toda turma. Após a leitura perguntamos o que eles lembravam de ter visto na TV no dia dos protestos 15 de março com o objetivo de algum aluno se manifestar sobre a intervenção militar, sem sucesso nós levantamos a questão e assim seguimos situando-os no tempo e fazendo um breve levantamento histórico para explicar o porquê não devemos nos calar perante a esses pedidos de intervenção militar. Falamos de como era na época da ditadura trazendo exemplos do nosso cotidiano para atrair mais a atenção e possibilitar ainda mais um diálogo.

Como o Professor Wilson está discutindo com eles democracia achamos pertinente levar esta notícia levando em consideração o quanto é importante nossa democracia. Pretendemos continuar trabalhando o tema na próxima aula para abranger ainda mais o conceito de democracia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário