24 julho, 2015

Colégio Estadual Presidente Castelo Branco - PREMEN - Camila, Daniele e Ronaldo

Colégio Estadual Presidente Castelo Branco - PREMEN
Professor Supervisor: Ademir Vitto                          Turma: 3º A
Bolsistas: Camila, Daniele e Ronaldo.
Tema: Movimentos Sociais, especificamente o MST.
Notícia: "Famílias de sem-terra fazem nova ocupação de terras da Araupel, no PR"
Data da realização da atividade: 24/07/2015

Descrição: O tema Movimentos Sociais é previsto no PTD do colégio e estava sendo abordado pelo professor, portanto, escolhemos o Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra- MST, por ser o maior e mais importante movimento social do Brasil.
Para tanto, utilizamos tal notícia para problematizar a forma como o movimento é estigmatizado pela mídia. Elaboramos um roteiro que incluía a) a definição do movimento social; b) a legitimação do MST como movimento social; c) breve história do MST, que inclui: surgimento, objetivos, bandeiras e as formas de manifestações sociais. Por fim, expomos a notícia e relacionamos com a problematização inicial, a partir da recente ocupação da Araupel, ocorrida em julho deste ano.

Resultados alcançados: Nos sentimos satisfeitos com  o resultado, uma vez que o assunto gerou um debate onde os estudantes expuseram sua opinião, tanto favorável quanto contrária ao movimento. E, principalmente, porque pudemos solucionar várias dúvidas dos estudantes em relação ao MST e apresentamos uma outra perspectiva sobre o assunto, desmistificando e descriminalizando o movimento.
Ficamos contentes, sobretudo, porque o professor deixou nosso material disponível no xerox, para que os estudantes das outras turmas também tenham acesso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário