29 julho, 2015

Colégio Estadual Presidente Castelo Branco - PREMEN - Maria Luísa e Alan

Colégio Estadual Presidente Castelo Branco - PREMEN
Professor Supervisor: Ademir Vitto                                                    
Turma: PREMEN 3º D
Bolsistas: Alan Júnior dos Santos e Maria Luísa Konrad Bettoni
Tema: Movimentos Sociais: igualdade de gênero
Data de realização da atividade: 23/06/15
Objetivo: Fazer com que a turma consiga identificar os três princípios de um movimento social na reportagem apresentada. Apesar da reportagem não abordar especificamente um movimento social, este está implícito nela. Ainda assim, refletir sobre a igualdade de salários entre homens e mulheres com base no argumento apresentado.
Atividade Realizada: A atividade que realizamos em sala segue a linha de “Resenha de Notícias” onde trabalhamos conceitos de sociologia em uma reportagem de jornal. A reportagem escolhida aborda um ponto de vista sobre a igualdade de gênero, a partir dela identificamos os três pontos de um movimento social (Identidade, Oposição e Totalidade).

Descrição: As 11:05 desta terça-feira (23) entramos em sala acompanhados do professor supervisor, primeiramente passamos o vídeo a respeito da greve dos professores do Paraná, realizado pelos nossos colegas do PIBID. Após breve reflexão sobre as cenas chocantes e os motivos pelo qual deu-se a paralisação conduzimos a aula para a notícia proposta.
Os alunos leram a notícia e então perguntamos para turma: “Qual movimento social é contrário ao comentário do deputado?” os alunos não tiverem dificuldade em encontrar o movimento social que estava implícito na reportagem, a resposta foi unânime: o Feminismo. Em seguida identificamos na reportagem a identidade, a oposição e a totalidade do movimento.
Durante a atividade surgiram alguns questionamentos dos alunos: “Qual a diferença entre feminismo e machismo?”, por exemplo.
Por fim concluímos a aula explicando que existem diferentes bandeiras levantadas dentro do movimento social feminista.

Resultados alcançados: Em primeiro lugar concluímos que  nossa postura em sala de aula melhorou, o nervosismo diminuiu, a atividade fluiu com maior facilidade e os alunos interagiram mais durante a reportagem.
Além disso, os alunos foram capazes de aplicar os conceitos aprendidos e identificar aspectos do movimento social que estavam subjetivos na reportagem, por fim coube a reflexão sobre a igualdade de salários entre homem e mulher.


Link da reportagem: http://revistacrescer.globo.com/Familia/Maes-e-Trabalho/noticia/2015/02/jair-bolsonaro-diz-que-mulher-deve-ganhar-salario-menor-porque-engravida.html

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