12 agosto, 2015

Colégio Estadual Ayrton Senna - Kamila e Tamina

Colégio Estadual Ayrton Senna 
Professor Supervisor: Wilson         Turma: 1ºA
Alunas: Tamina Reinehr e Kamila Anzen
Data: 30/07/2015

Notícia: “ O que está por trás da redução da maioridade penal “
Tema: Direitos e Deveres
Objeto: Redução da Maioridade penal
Objetivo: Apresentar aos alunos o que realmente interessa aos legisladores do nosso congresso a partir do momento que colocam a PEC 171/93 em votação novamente.

A última vez que estivemos em sala pedimos aos alunos escolher um tema que eles gostariam de discutir e a proposta da redução da maioridade penal surgiu e todos acatamos. Por motivos de mudança de horário nas turmas não conseguimos chegar a tempo de apresentar a noticia para a turma que propôs o tema, porém o professor Wilson nos convidou para apresentar a aula preparada no 1ºA e aceitamos. Preparamos a aula baseada na notícia “o que está por trás da redução da maioridade penal” do site pragmatismo político. Esta notícia abrange falas de várias pessoas envolvidas com o tema proposto, desde depoimentos de jovens infratores à depoimentos de deputados conservadores, falas de psicólogas e pessoas envolvidas com o ECA. Separamos dez argumentos que encontramos na internet, cinco favoráveis à redução da maioridade penal e cinco contra, pedimos que se agrupassem em três ou mais pessoas e distribuímos um argumento para cada grupo onde eles tiveram um tempo para discutir tal argumento entre eles e depois cada grupo apresentou para o restante da turma dizendo se concordavam ou não com tal argumento e porquê. A discussão foi bastante tumultuada, vários alunos que se posicionavam a favor e percebemos que os alunos que não se pronunciaram podem ter uma percepção contraria, porém não se manifestaram coletivamente – como os grupos favoráveis - pois estes tomaram conta do debate tumultuando a sala com dizeres como “a pessoa com 16 anos já tem consciência das ações, tem que ir preso mesmo” e/ou “tem que ter pena de morte”. Analisamos juntos o argumento de cada grupo e cada argumento a favor tinha um contrapondo e em cada argumento – a favor ou contra - tinha uma fala retirada da própria notícia onde depois dos alunos se manifestar nós lemos para a turma. Como as discussões tomaram rumos preconceituosos e terroristas, depois de analisarmos cada argumento com os estudantes expomos no quadro dados estatísticos retirados da notícia comprovando que a redução da maioridade não é a solução. Dados esses que mostram que os adolescentes negros não são os “criminosos” e sim as vítimas.



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