Colégio Estadual Ayrton Senna
Professor Supervisor: Wilson Turma: 1ºA
Alunas: Tamina Reinehr e
Kamila Anzen
Data: 30/07/2015
Notícia: “ O que está
por trás da redução da maioridade penal “
Tema: Direitos e
Deveres
Objeto: Redução da
Maioridade penal
Objetivo: Apresentar aos alunos o que
realmente interessa aos legisladores do nosso congresso a partir do momento que
colocam a PEC 171/93 em votação novamente.
A última vez que
estivemos em sala pedimos aos alunos escolher um tema que eles gostariam de
discutir e a proposta da redução da maioridade penal surgiu e todos acatamos.
Por motivos de mudança de horário nas turmas não conseguimos chegar a tempo de
apresentar a noticia para a turma que propôs o tema, porém o professor Wilson
nos convidou para apresentar a aula preparada no 1ºA e aceitamos. Preparamos a
aula baseada na notícia “o que está por trás da redução da maioridade penal” do
site pragmatismo político. Esta notícia abrange falas de várias pessoas
envolvidas com o tema proposto, desde depoimentos de jovens infratores à
depoimentos de deputados conservadores, falas de psicólogas e pessoas
envolvidas com o ECA. Separamos dez argumentos que encontramos na internet, cinco
favoráveis à redução da maioridade penal e cinco contra, pedimos que se
agrupassem em três ou mais pessoas e distribuímos um argumento para cada grupo onde
eles tiveram um tempo para discutir tal argumento entre eles e depois cada
grupo apresentou para o restante da turma dizendo se concordavam ou não com tal
argumento e porquê. A discussão foi bastante tumultuada, vários alunos que se
posicionavam a favor e percebemos que os alunos que não se pronunciaram podem
ter uma percepção contraria, porém não se manifestaram coletivamente – como os
grupos favoráveis - pois estes tomaram conta do debate tumultuando a sala com
dizeres como “a pessoa com 16 anos já tem consciência das ações, tem que ir
preso mesmo” e/ou “tem que ter pena de morte”. Analisamos juntos o argumento de
cada grupo e cada argumento a favor tinha um contrapondo e em cada argumento –
a favor ou contra - tinha uma fala retirada da própria notícia onde depois dos
alunos se manifestar nós lemos para a turma. Como as discussões tomaram rumos
preconceituosos e terroristas, depois de analisarmos cada argumento com os
estudantes expomos no quadro dados estatísticos retirados da notícia comprovando
que a redução da maioridade não é a solução. Dados esses que mostram que os
adolescentes negros não são os “criminosos” e sim as vítimas.
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