Colégio
Estadual Presidente Castelo Branco - PREMEN
Professor
Supervisor: Ademir Vitto Turma: 3º A
Bolsistas:
Camila, Daniele e Ronaldo.
Tema:
Gênero e sexo
Notícias:
1- "Igualdade de gênero causa polêmica em audiência do Plano Municipal de Educação"
Notícias:
1- "Igualdade de gênero causa polêmica em audiência do Plano Municipal de Educação"
2- "Transexual crucificada na parada gay diz em vídeo ter sido agredida"
Data da realização da atividade:
18/08/2015.
Descrição:
Iniciamos a aula de hoje com uma dinâmica, para tanto, fomos ao colégio
vestidos com roupas e acessórios consideradas do “sexo oposto”. Para a realização da dinâmica dividimos a turma em três grupos, onde cada um deles deveria caracterizar os aspectos considerados por eles como sendo "femininos" e "masculinos", escrevendo tais
características em cartolinas que, posteriormente, foram anexadas ao quadro
para direcionar o debate.
Para fomentar a discussão,
utilizamos a obra “sexo e temperamento” da antropóloga norte americana Margaret
Mead (1976). Em sua obra, a autora conclui que o temperamento referente a cada
sexo não é natural, mas sim uma construção social. A partir disso, analisamos as
características expostas pelos alunos através dos cartazes, com o propósito de
desnaturalizá-las e questionar sobre as diferenças entre caráter biológico e
social.
Outro aspecto da teoria de Mead
(1976) é sobre o Inadaptado, que seria o indivíduo que não se encaixa ou não se
identifica com os padrões considerados naturais por sua sociedade e sofre
“cassação” por isso, ou seja, sendo reprimido e cassado pela sociedade por
irem contra a ordem social estabelecida. Dessa forma, relacionamos essa teoria
à notícia da transexual Viviany Beleboni, que foi agredida fisicamente essa
semana por não se encaixar aos padrões sociais, ou seja, ser uma inadaptada.
Por este viés, relacionamos, também, a notícia sobre o Plano Municipal de Educação,
que foi vetado na cidade de Toledo, em julho deste ano, pois tinha como pauta o
ensino da ideologia de gênero, contudo, como forma de conscientizar os alunos,
levamos para o debate a importância da discussão de gênero na escola,
principalmente para a propagação do respeito e da igualdade entre gêneros.
Resultados
alcançados: Primeiramente, houve o estranhamento
dos alunos por estarmos vestindo roupas não características ao padrão social,
principalmente o Ronaldo, que estava usando saia e brincos. Os alunos foram
muito participativos, tanto na confecção dos cartazes quanto no debate. E essa
colaboração propiciou um melhor desenvolvimento da aula.
Fontes:
MEAD, Margaret. Sexo e temperamento. São Paulo: Perspectiva, 1976.
MEAD, Margaret. Sexo e temperamento. São Paulo: Perspectiva, 1976.
"Igualdade de gênero causa polêmica em audiência do
Plano Municipal de Educação"
<http://www.gazetatoledo.com.br/NOTICIA/17365/IGUALDADE_DE_GENERO_CAUSA_POLEMICA_EM_AUDIENCIA_DO_PLANO_DE_EDUCACAO#.VdI2cvlViko>
"Transexual crucificada na parada gay diz em vídeo ter
sido agredida"
<http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2015/08/transexual-crucificada-na-parada-gay-diz-em-video-ter-sido-agredida.html>
Nenhum comentário:
Postar um comentário