05 agosto, 2015

Colégio Estadual Presidente Castelo Branco - Francioli

Colégio Estadual Presidente Castelo Branco - EFMP
Professor Supervisor: Ademir Vitto                   Turma: 4° ano A – téc Adm
Bolsistas: Francioli
Atividade realizada: Resenha de sobre a notícia “Travesti é espancada e morta na zona leste; PMs foram detidos suspeitos de envolvimento no caso”, veiculada em 22/06/2015.
Data da realização da atividade: 28/07/2015.

Descrição
A notícia foi retirada do site R7 Notícias, a qual informa que uma travesti de 18 anos é morta na zona leste de São Paulo e que policiais militares estariam envolvidos no caso. O objetivo foi analisar a notícia relacionando-a com os movimentos sociais e sua criminalização, utilizando a notícia mediante a análise do fato de que os policiais detidos não foram identificados na notícia, de que os agressores da travesti (agressão teria sido o motivo da presença da PM no local do crime), ainda não foram identificados; de que seus pertences desapareceram e ainda não foram localizados. Tendo em vista que os alunos estão estudando os movimentos sociais, a ideia foi relacionar o crime como um caso de violência de gênero, pelo fato de que, muitas vezes, ocorre um descaso da polícia em casos de violência contra homossexuais, de modo que, no caso específico, sua relação com o movimento social LGBT seria o fato de que uma das bandeiras do movimento é a questão do reconhecimento e respeito à diversidade.

Resultados alcançados
Após a apresentação da notícia os alunos desde logo disseram que já haviam estudado o movimento LGBT na aula anterior e partiu deles a análise de que muitas vezes há um descaso da polícia e autoridades em casos que envolvem homossexuais. E ainda, concluíram que este seria um dos motivos que tornam relevante a existência do movimento social LGBT, na garantia e busca de direitos, em especial o direito à diversidade. E justificaram sua argumentação sobre a conduta dos policiais com base em informações que lhes são mostradas pela mídia, pois segundo os alunos, quando se trata de violência que envolve homossexuais como agressores as mesmas são exaustivamente veiculadas, porém, quando a situação é inversa, quando o homossexual é vítima de agressão, além de não haver divulgação do fato, quando o mesmo é divulgado, é sempre no sentido de culpabilizar a vítima, pois se agredida foi por sua escolha de gênero, fato este que legitima  a agressão, o que acaba por gerar também a criminalização do movimento social LGBT, pois as opções de gênero não são aceitas e respeitadas esmagadora parcela conservadora da  sociedade brasileira.




Nenhum comentário:

Postar um comentário