07 agosto, 2015

Colégio Estadual Presidente Castelo Branco - PREMEN - Alan e Maria Luísa

Colégio Estadual Presidente Castelo Branco - PREMEN
Professor Supervisor: Ademir Vitto
Turma: 3ºD
Bolsistas: Alan Júnior dos Santos e Maria Luísa Konrad Bettoni
Tema: Cidadania e Emancipação política em Marx.
Data da realização da atividade: 21/07/2015


Objetivo: Fazer com que os estudantes questionem os direitos que os são permitidos, que reflitam sobre as conseqüências de termos uma sociedade politicamente emancipada, igual, porém socialmente desumanizada, desigual. E a partir disso, discutirmos o que é ser cidadão; Se a lei é para todos, porque a maioria das pessoas são impossibilitadas de exercer seus direitos plenamente?

Atividade Realizada: Antes mesmo de iniciar a leitura da notícia, procuramos observar o nível de conhecimento dos alunos sobre o tema com perguntas simples, como por exemplo; “O que vocês entendem por cidadania? O que é ser cidadão?”

O objetivo por hora não é responder a essa pergunta, mas sim iniciar uma pequena
reflexão. Mesmo que não respondam, internamente eles vão se fazer essa pergunta
durante a exposição da aula. A resposta para essa pergunta seria dada mais adiante.
Após a introdução do tema, nós apresentamos o título da notícia, entregamos uma folha de notícia para cada aluno e eles mesmos a leram.

A notícia era uma reportagem de um pequeno jornal do Rio de Janeiro publicada um dia antes da nossa ida à escola, com o título: “Jovens da periferia ganham voz ativa e cidadania, diz cientista social”. O texto trata da elaboração de vários projetos feitos em uma determinada localidade de uma periferia da Zoa Norte do Rio, segundo ela, os projetos, que são de interesse da população local, estão fazendo com que os jovens se interessem mais pelo que acontece no seu bairro e na sua cidade. Os debates giram normalmente em torno de alguns direitos básicos, como moradia, educação, saúde, etc.. Aqui, o que fizemos foi ligar a precariedade ou mesmo a falta de muitos direitos básicos à idéia de que teoricamente “no mundo das idéias”, nas leis, estes direito são garantidos, porém, “no mundo concreto”, na realidade, estes direitos, a cidadania, e a emancipação política somente é gozada por que tem acesso a alguns mecanismos de poder que a grande maioria das pessoas não tem, como o capital financeiro, capital cultural, capital institucionalizado, dentre outros.
A partir deste ponto ligamos a idéia de Emancipação Humana de Marx, onde para ele só seria possível que a emancipação política tivesse mesmo efeito na sociedade quando o homem se emancipa-se humanamente, a partir daí finalizamos explicando a as condições necessárias para a que a emancipação humana ocorresse.
Por fim, passamos um vídeo sobre Direitos humanos e Cidadania, o link da notícia e do vídeo estará disponível no final.

Descrição: Chegamos ao Colégio cerca de 15 minutos antes da aula que se iniciaria às 11:10. Antes do início ficamos alguns minutos na sala dos professores, e logo antes de começar providenciamos os controles de vídeo para passar o vídeo e a conversão do vídeo.
Utilizamos o tempo de uma aula inteira para aplicarmos o conteúdo e passar o vídeo.
Ao final os alunos esboçaram algumas perguntas, principalmente a respeito do que foi falado sobre as condições propostas por Marx para que houvesse emancipação humana, como a substituição do trabalho assalariado pelo trabalho associado.
Não conseguimos passar o vídeo até o final, combinamos de passarmos novamente na próxima aula que foi marcada para dia 11/08.

Resultados Alcançados: Acreditamos que o essencial foi bem assimilado, que seria uma visão mais questionadora sobre cidadania. Normalmente pensamos o conceito como algo essencialmente bom, o que na realidade o é, porém não nos indagamos como os direitos e deveres que englobam a cidadania em nossa sociedade é seletiva. Todos temos os mesmos deveres, porém os direitos não são, concretamente, distribuídos de forma igual.

Para finalizar a aula, deixamos uma frase que se encaixaria bem frente à nossa discussão proposta:
“ Devemos tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na medida de sua desigualdade”. – Aristóteles.

Links -

Notícia: http://www.jb.com.br/pais/noticias/201 5/07/1 9/jovensda-periferia-ganham-voz-ativa-e-cidadania-diz-cientista-social/

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Ka9Y7QY2zTM

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