Colégio Estadual Presidente Castelo Branco - PREMEN
Professor Supervisor: Ademir Vitto
Turma: 3ºD
Bolsistas: Alan Júnior dos Santos e Maria Luísa Konrad Bettoni
Tema: Cidadania e Emancipação
política em Marx.
Data da realização da atividade: 21/07/2015
Objetivo: Fazer com
que os estudantes questionem os direitos que os são permitidos, que reflitam
sobre as conseqüências de termos uma sociedade politicamente emancipada, igual,
porém socialmente desumanizada, desigual. E a partir disso, discutirmos o que é
ser cidadão; Se a lei é para todos, porque a maioria das pessoas são
impossibilitadas de exercer seus direitos plenamente?
Atividade Realizada: Antes mesmo de
iniciar a leitura da notícia, procuramos observar o nível de conhecimento dos
alunos sobre o tema com perguntas simples, como por exemplo; “O que vocês
entendem por cidadania? O que é ser cidadão?”
O objetivo por hora não é
responder a essa pergunta, mas sim iniciar uma pequena
reflexão. Mesmo que não respondam, internamente eles vão se fazer essa pergunta
durante a exposição da aula. A resposta para essa pergunta seria dada mais
adiante.
Após a introdução do tema, nós apresentamos o título da notícia, entregamos uma
folha de notícia para cada aluno e eles mesmos a leram.
A notícia era uma reportagem de um pequeno jornal do Rio de Janeiro publicada
um dia antes da nossa ida à escola, com o título: “Jovens da periferia ganham
voz ativa e cidadania, diz cientista social”. O texto trata da elaboração de vários projetos feitos em
uma determinada localidade de uma periferia da Zoa Norte do Rio, segundo ela, os
projetos, que são de interesse da população local, estão fazendo com que os
jovens se interessem mais pelo que acontece no seu bairro e na sua cidade. Os
debates giram normalmente em torno de alguns direitos básicos, como moradia,
educação, saúde, etc.. Aqui, o que fizemos foi ligar a precariedade ou mesmo a
falta de muitos direitos básicos à idéia de que teoricamente “no mundo das
idéias”, nas leis, estes direito são garantidos, porém, “no mundo concreto”, na
realidade, estes direitos, a cidadania, e a emancipação política somente é
gozada por que tem acesso a alguns mecanismos de poder que a grande maioria das
pessoas não tem, como o capital financeiro, capital cultural, capital
institucionalizado, dentre outros.
A partir deste ponto ligamos a idéia de Emancipação Humana de Marx, onde para
ele só seria possível que a emancipação política tivesse mesmo efeito na
sociedade quando o homem se emancipa-se humanamente, a partir daí finalizamos
explicando a as condições necessárias para a que a emancipação humana
ocorresse.
Por fim, passamos um vídeo sobre Direitos humanos e Cidadania, o link da
notícia e do vídeo estará disponível no final.
Descrição: Chegamos ao Colégio cerca
de 15 minutos antes da aula que se iniciaria às 11:10. Antes do início ficamos
alguns minutos na sala dos professores, e logo antes de começar providenciamos
os controles de vídeo para passar o vídeo e a conversão do vídeo.
Utilizamos o tempo de uma aula inteira para aplicarmos o conteúdo e passar o
vídeo.
Ao final os alunos esboçaram algumas perguntas, principalmente a respeito do
que foi falado sobre as condições propostas por Marx para que houvesse
emancipação humana, como a substituição do trabalho assalariado pelo trabalho
associado.
Não conseguimos passar o vídeo até o final, combinamos de passarmos novamente
na próxima aula que foi marcada para dia 11/08.
Resultados Alcançados: Acreditamos que o essencial foi bem assimilado, que seria
uma visão mais questionadora sobre cidadania. Normalmente pensamos o conceito
como algo essencialmente bom, o que na realidade o é, porém não nos indagamos
como os direitos e deveres que englobam a cidadania em nossa sociedade é
seletiva. Todos temos os mesmos deveres, porém os direitos não são,
concretamente, distribuídos de forma igual.
Para finalizar a aula, deixamos uma frase que se encaixaria bem frente à nossa
discussão proposta:
“ Devemos tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na medida
de sua desigualdade”. – Aristóteles.
Links -
Notícia: http://www.jb.com.br/pais/noticias/201 5/07/1
9/jovensda-periferia-ganham-voz-ativa-e-cidadania-diz-cientista-social/
Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Ka9Y7QY2zTM
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