02 setembro, 2015

RELATÓRIO “MASSACRE DO DIA 29 DE ABRIL DE 2015”

RELATÓRIO “MASSACRE DO DIA 29 DE ABRIL DE 2015”

Data: 06/07/2015
Alunas: Tamina Reinehr e Kamila Anzen, demais alunos do PIBID Ciências Sociais.
Colégio: Ayrton Senna
Professor Supervisor: Wilson Eger

Notícia: Massacre do Dia 29 de Abril de 2015.
Tema: Greve, direitos, estado.
Objeto: Greve dos professores.
Objetivo: Dar uma amostra aos alunos do que ocorreu no dia 29 de Abril de 2015, juntamente com os motivos que levaram os professores as duas greves que ocorreram naquele ano. Fazendo-os refletir sobre os direitos dos trabalhadores e o que é uma greve.

            O PIBID de Ciências Sociais e o PIBID de Filosofia organizaram a exposição para lembrar e informar sobre o Massacre do dia 29 de Abril, ela foi realizada na escola nos períodos matutino e vespertino, durante alguns dias. A sala disponível para exposição contava com cartazes com frases de luta, diversas fotos dos acontecimentos e um mural em que os alunos da escola tinham a possibilidade de deixar uma mensagem sobre o acontecimento.
            Quando cada turma era trazida para a sala de exposição, assistiam a um pequeno documentário realizado pelos acadêmicos da Unioeste, que continha imagens do dia 29 de Abril, com breves falas explicando o ocorrido. Após o vídeo, apontamos os motivos que levaram os professores as duas greves no primeiro semestre de 2015, apontando o “pacote de medidas” apresentadas pelo governador Beto Richa, assim como suas atitudes mediante a greve e manifestação de professores, estudantes e servidores. Contextualizamos alguns marcos históricos importantes para a obtenção de direitos, por via de manifestações operárias ou populares, que explicaram a tradição das greves. Em seguida os alunos faziam perguntas e expressavam suas opiniões sobre o acontecimento, e depois disso percorriam a sala observando as fotos e deixando suas mensagens no mural.

Concluindo, a participação dos alunos com o tema foi muito proveitosa e percebemos o questionamento deles sobre aspectos da greve que eram diretamente ligados a eles, como a reposição de aulas, determinada pela escola. Percebemos também que eles entenderam o conteúdo passado sem dificuldade, mostrando-se, a exposição, eficaz nos seus objetivos.

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