24 agosto, 2015

Colégio Estadual Presidente Castelo Branco – PREMEN - Alan e Maria Luísa

Colégio Estadual Presidente Castelo Branco – PREMEN
Professor Supervisor: Ademir Vitto
Turma: 3°D
Bolsistas: Alan Júnior dos Santos e Maria Luísa Konrad Bettoni
Tema: Sexo; Sexualidade e Gênero
Data da realização: 11/08/2015
Objetivo: Diferenciar os conceitos de sexo, sexualidade e gênero. Dar instrumentos para que os alunos percebam que gênero é construído socialmente, sendo assim ele varia de sociedades em sociedades. Por fim alargar o debate sobre gênero e relações homoafetivas.

Atividade Realizada: A atividade que realizamos segue a linha de “Resenha de Notícias” onde trabalhamos conceitos de sociologia em uma reportagem de jornal. A notícia escolhida apresentava a repercussão de uma capa de revista onde estampa um menino de 5 anos com roupas ditas femininas. A partir disto trabalhamos como a sociedade dita o que é “feminino e masculino”.

Descrição: Na manhã de terça-feira (11) entramos na sala de aula acompanhados do professor supervisor. De início a turma estava agitada e começamos com a leitura da reportagem. Após chamamos a atenção dos alunos para como os meninos e as meninas estavam sentados, as roupas que os diferenciavam, trazendo elementos de quê existe uma moral de como devem sentar-se e agir homens e mulheres.  Explicamos elementos que são construídos socialmente, e exemplificamos outras sociedades onde os papeis que homens e mulheres assumem são julgados por outros aspectos. Diferenciamos os conceitos de sexo, gênero e sexualidade. A turma mostrou-se bastante participativa, questionando e trazendo histórias das suas realidades para contribuir no debate. Ao final da aula uma questão foi colocada por nós para os alunos refletirem: Quais elementos sociais e culturais constituem um homem e uma mulher na nossa sociedade?

Resultados alcançados: Conseguimos passar para a turma a diferença entre os três conceitos chaves no debate de gênero. O sexo é biológico, a sexualidade é individual e o gênero é construído social e culturalmente. O debate sobre essa questão se alargou e teve ampla participação dos alunos. Por fim compreendeu-se que a sociologia não pode definir o que leva um homem a gostar de homem ou mulher (e não é o seu papel). Mas ela lhe dá elementos para que analise como cada sociedade trata essa questão.



Link da reportagem: 


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