12 novembro, 2015

Colégio Estadual Ayrton Senna - Kamila e Tamina


Colégio Estadual Ayrton Senna 
Data: 15/10/2015
Alunas: Tamina Reinehr e Kamila Anzen
Turma: 3°A
Professor Supervisor: Wilson

Notícia: “Escola com 50 alunos em Paraty-RJ aboliu disciplinas e provas à um ano”
Tema: Instituição social
Objeto: Escola
Objetivo: Apresentar aos alunos outro modelo de escola, fazendo-os analisar outras perspectivas de ensino.

            Num primeiro momento, o professor supervisor fez um breve comentário sobre as eleições para diretor que estão ocorrendo nas escolas. A partir de sua fala, apresentamos a noticia e fizemos uma breve abordagem das possíveis perspectivas de ensino que temos hoje e como os alunos, sendo ativos nessas eleições, tem a oportunidade de decidir fatores importantes para o futuro da escola e, consequentemente, de sua educação.
Em seguida, foi proposta uma dinâmica, em que os alunos se organizariam em grupos e deveriam fazer uma reflexão sobre o sistema de ensino posto e, posteriormente, se tivessem a oportunidade de criar a “escola ideal” nas suas concepções, pensar como seria. Estipulamos um tempo de 15 minutos para a elaboração dessa “escola ideal” e depois analisamos as propostas de cada grupo.

A maioria dos grupos criticou, na parte estrutural, os muros da escola; também se manifestaram em relação à metodologia das aulas e falta de dinamicidade. Contudo, a maior surpresa veio na exposição das suas “escolas ideais”, que se assemelhavam muito com a escola em que estavam postos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário