11 novembro, 2015

Colégio Estadual Presidente Castelo Branco - Francioli

Colégio Estadual Presidente Castelo Branco - EFMP
Professor Supervisor: Ademir Vitto              Turma: 3° ano G
Bolsistas: Francioli

Atividade realizada: Resenha de sobre a notícia “Movimento colhe assinaturas em iniciativa por projeto popular”, veiculada em 23/08/2015.

Data da realização da atividade: 22/09/2015.

Descrição
A notícia foi retirada do site do Jornal O Paraná, versando sobre um movimento que está ocorrendo na cidade de Cascavel-PR com objetivo de colher assinaturas para um projeto de lei de iniciativa popular para redução dos salários dos vereadores em 50% (cinquenta por cento).

Resultados alcançados
A ideia de usar a referida notícia ocorreu em virtude de que o professor da disciplina está trabalhando com os alunos o tema da cidadania, com o uso de uma cartilha (Guia do Cidadão) desenvolvida pelo Ministério Público do Paraná, em função de um projeto desenvolvido no Estado, em conjunto com o Governo do Paraná, Assembleia Legislativa e Poder Judiciário. O assunto escolhido diz respeito então à participação do cidadão na esfera política, para além do voto, ou seja, os mecanismos que permitem a participação direta (democracia direta). O objetivo era colocar em discussão justamente o alcance dessa democracia direta, que os alunos analisassem a notícia e fizessem a ligação com os conceitos de plebiscito, referendo e projeto de iniciativa popular, questionando se há efetivamente uma participação direta e efetiva do cidadão na política. O tema propiciou uma discussão ativa, com participação de grande partes dos alunos, interessados na temática apresentada.




Nenhum comentário:

Postar um comentário