11 novembro, 2015

Colégio Estadual Presidente Castelo Branco - Francioli

Colégio Estadual Presidente Castelo Branco - EFMP
Professor Supervisor: Ademir Vitto                   Turma: 4° ano A – téc Adm
Bolsistas: Francioli

Atividade realizada: Resenha de sobre a notícia “Presos fazem rebelião com reféns na Penitenciária Estadual de Londrina II, veiculada em 06/10/2015.

Data da realização da atividade: 06/10/2015.

Descrição
A notícia foi retirada do site do G1, versando sobre uma rebelião na Penitenciária Estadual de Londrina II, onde os presos fizeram outros detentos como reféns.

Resultados alcançados
Tendo em vista que os alunos estavam estudando a temática da cidadania o uso da notícia foi justamente para questionar o alcance dos direitos de cidadania, se os mesmos alcançam a todos ou se há pessoas ou grupos que ficam excluídos desses direitos, como educação, saúde, liberdade de expressão, liberdade de locomoção, etc. e também, questionou-se se o próprio preso ainda é cidadão. O debate foi interessante e estimulante, com a participação da maioria dos alunos, uns expressando a ideia de que sim, o preso é cidadão, outros afirmando o contrário, porém todos foram unânimes em afirmar que os direitos de cidadania não alcançam a todos, havendo minorias que ficam excluídas, tendo direito apenas à democracia formal, pois na prática seus direitos são constantemente violados.





Nenhum comentário:

Postar um comentário