28 novembro, 2012

Regências Aplicas.

Aplicação do Dominó Sociológico. 
 Escola: CEBEJA
Turmas: Individual (vespertino) e 3 º ano (noturno) 
Dias: 09 e 13 de novembro

No decorrer deste ano desenvolvi um material didático denominado dominó sociológico com intuito de ajudar os alunos na compreensão sobre as temáticas sociológicas. Apliquei duas regências para testar a formação do conceito a partir do jogo, e realmente, minha hipotese inicial de que não seria fácil e que funcionaria melhor como atividade avaliativa se confirmou.
A experiência com os alunos do individual foi interessante e produtiva, o professor Wilson me acompanhou na aplicação e nós não terminamos de montar o jogo, pois em cada nova peça realizava-se uma explicação sobre o assunto e os mesmo logo conseguiam relacionar as peças de encaixe. O começo foi mais difícil justamente pela falta de bagagem dos mesmos e era necessário pedir para que eles lessem suas plaquinhas, porém, conforme fui explicando e o jogo adquiriu forma eles foram relacionando com o que já tinham estudado e vivido e conseguiam fazer as efetivas ligações.
Já a regência com o terceiro ano, contou com a participação de duas colegas de Projeto a Isabela e a Monique, além da presença do professor Wilson em sala. O desenvolvimento do jogo foi mais truncado com esta turma, que ainda não tinha visto todo o conteúdo, usei da mesma metodologia que o individual, explicando as placas, pedindo para que os mesmo lessem as suas placas, porém, devido o desinteresse de alguns, a dificuldade interpretativa teve momentos que mesmo que eu desse a resposta para eles, os donos das placas não entendiam que era a placa deles, ou simplesmente não estavam prestando atenção no jogo. A Monique e a Isabela também tentaram incitar que eles pensassem, explicar de maneiras diferentes, mas muitas vezes era necessário que cada um fosse lendo sua placa até chegar à correta e explicarmos porque aquela era a certa.
Foram usadas as duas primeiras aulas para aplicação do jogo, e ele se desenvolveu até o final dentro da estrutura apresentada anteriormente. Porém, um questionamento de uma aluna trouxe uma temática interessante, e um inicio de debate, pois ela perguntou por que nos Estados Unidos o voto não é obrigatório e as pessoas votam, e aqui tem que ser, pois na opinião dela o fato de ser obrigatório faz com que pessoas que não estão interessadas votarem em qualquer candidato e isso estraga a dinâmica política brasileira. Eu expliquei as diferenças entre os dois sistemas eleitorais, e demonstrei que sim o voto ser obrigatório pode ser um dos fatores que influenciam no sistema político, mas que também existem outras e que são mais influentes, como por exemplo, a tendência em se votar no candidato e não analisar o partido e a coligação que o mesmo fez. 
Plano de Oficina: Dominó Sociológico
Objetivo Geral:
O jogo tem como objetivo analisar qualitativamente a apreensão dos alunos sobre o conteúdo estudado, portanto, deve ser preferencialmente, aplicado no final da unidade, neste caso, a unidade referente à Formação do Estado Moderno, suas diferentes concepções e formas.
Objetivos específicos:
Abordar os diferentes conceitos e autores que foram estudados na unidade.
Compreender sobre as diferentes formas que o Estado pode tomar – por exemplo, autoritarismo, democracia, monarquia.
- Discutir os aspectos que diferenciam as formas do Estado, articulando a realidade brasileira.
–Compreender como e porque cada autor define o Estado de maneira diferente.
Metodologia de Ensino:
Como é um jogo de final de conteúdo, dependem de aulas expositivas anteriores. Para esta aula, necessita-se somente da sala dividida em grupos e das peças do dominó que podem ser confeccionadas de material reciclável.
O jogo é executado da seguinte forma:
Dividir a turma em grupos conforme o numero de alunos;
O professor, antes de distribuir as peças retira uma aleatória, com a qual iniciará o jogo, e o restante dividi entre os grupos, de maneira que não sobre nenhuma;
A partir da peça inicial, os alunos, com a ajuda do professor, vão fazendo as ligações, ganhando pontos em cada acerto;
O professor tem um papel de mediador – investigador no jogo. Conforme as peças vão aparecendo ele vai pedindo aos grupos o que eles sabem sobre aquele conceito ou autor, e se algum grupo acredita ter a peça que se liga naquela, se por acaso algum grupo desviar do conceito correto, o professor deve levá-lo, por meio da discussão, ao conceito certo;
A pontuação serve para que o jogo possa acabar, mesmo que as peças não tenham acabado, devido ao tempo da aula, entretanto, ele pode ser aplicado até o fim, de maneira que sempre, o vencedor será o grupo que fizer mais pontos.
Referencias Bibliográficas
BOBBIO, N., MATTEUCCI, N., PASQUINO G. (org.). Dicionário de política. Tradução de Carmen C, Varriale et ai.; Coordenador de tradução João Ferreira; Revisão geral João Ferreira e Luis Guerreiro Pinto Cacais. - Brasília : Editora Universidade de Brasília, 11ª ed., 1998.
GRUPPI, L. Tudo começou com Maquiavel. 5.ed. Porto Alegre: L&PM Editores, 1986.
TOMAZI, N.D. Sociologia (Ensino Médio). São Paulo – SP: Ed. Atual, 2007.
QUINTANEIRO, T. , BARBOSA,M. L. O., OLIVEIRA, M.G.M. Um toque de clássicos: Marx, Weber e Durkheim. Belo Horizonte, MG: Editora UFMG, 2011.
TOURAINE, Allain. O que é democracia. Tradução: Guilherme João de Freitas Teixeira. Petrópolis - RJ: Vozes, 1996.
WEFFORT, F. C. Os clássicos da política: Maquiavel, Hobbes, Locke, Montesquieu, Rosseau, Os Federalistas.Vol.1 . São Paulo, SP: Ática, 2004.

Bolsista: Jaqueline Resmini Hansen

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