13 dezembro, 2012

Relato de experiência - Bolsista: Isabela Olsen

REGÊNCIA NO CEEBEJA - CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA PARA JOVENS E ADULTOS.

Regência ministrada no dia: 13 de novembro de 2012 em Toledo - PR.

Alunas envolvidas: Isabela Olsen, Jaqueline Hansen e Monique Oliveira.

Objetivo Geral:
Esta aula foi aplicada sob forma de oficina onde utilizamos de um recurso didático, o jogo Dominó Sociológica, para analisar qualitativamente a apreensão dos alunos sobre o conteúdo estudado na unidade, neste caso, a unidade referente à Formação do Estado Moderno, suas diferentes concepções e formas.

Objetivos específicos:
 Abordar os diferentes conceitos e autores que discutem o tema Estado.
 Compreender sobre as diferentes formas que o Estado pode tomar – por exemplo, autoritarismo, democracia, monarquia.
- Discutir os aspectos que diferenciam as formas do Estado, articulando a realidade brasileira.
–Compreender como e porque cada autor define o Estado de maneira diferente.

Conteúdo: A aula sob forma de oficina abordou temas referentes à formação do Estado Moderno, as diferentes concepções e tipos de regimes. Neste sentido, a atividade foi embasada em aulas anteriores nas quais os alunos entraram em contato com os temas.

Metodologia de Ensino: Aula aplicada sob forma de oficina onde utilizamos de um recurso didático: O jogo Dominó Sociológico pensado e desenvolvido pela colega também bolsista do PIBID, Jaqueline Hansen com a colaboração dos demais bolsistas e do Coordenador do projeto Prof. Marco Antonio Arantes.

Recursos Instrucionais:
Lousa.

Referências Bibliográficas:
FOUCAULT, Michel. As Palavras e as Coisas: Uma Arqueologia das Ciências Humanas. [tradução de Salma Tannus Muchail]. 9ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
HOBBES, Thomas. Leviatã ou Matéria, Forma e Poder de um estado Eclesiástico e Civil, tradução de João Paulo Morais e Maria Beatriz Nizza da Silva,
2.ª Ed., Lisboa, Imprensa Nacional - Casa da Moeda («Estudos Gerais»), 19
MAQUIAVEL, Nicolau. O príncipe. São Paulo: DPL Editora, 2008.
OSTRENSKY, Eunice. Hobbes. In: PECORARO, Rossano (org.). Os filósofos: clássicos da filosofia, v. I de Sócrates a Rousseau. Petrópolis, RJ: Vozes; Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2008.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do Contrato Social. [Tradução de Lourdes Santos Machado; introdução e notas de Paul Arbousse-Bastide e Lourival Gomes Machado]. São Paulo: Nova Cultural, 1999, (Coleção Os Pensadores).


PS. Foi minha primeira experiência enquanto Bolsista do PIBID. Fiz um trabalho de observação intensa e colaborei minimamente no desenvolvimento da oficina.
Avalio como positivo, animador.


REGÊNCIA NO COLÉGIO ESTADUAL JARDIM PORTO ALEGRE

Regência ministrada no dia: 08 de Novembro de 2012 em Toledo - PR.

Tema da Aula: A Questão Ambiental e os Movimentos Ambientalistas.
Alunas envolvidas: Isabela Olsen e Monique Oliveira.
Turma: 3° ano, noturno.

Objetivo Geral:
O objetivo geral da aula é apresentar a atual situação ambiental do planeta, as medidas tomadas pelas instituições governamentais, não governamentais e privadas a fim de resolver esta situação e discutir porque estas medidas não têm funcionado.

Objetivos específicos:
Discutir e problematizar a atual situação ambiental do planeta.
Abordar autores que a realizam críticas a cerca do capitalismo dito sustentável.
–Informar sobre medidas paliativas tomadas pelas diversas instituições que regem o capital.
–Discutir os movimentos ambientais suas falhas e êxitos.

Conteúdo ou ementa:
Nos últimos 50 anos o homem modificou o meio ambiente de forma mais rápida e intensiva que em qualquer intervalo de tempo equivalente na história da humanidade. Acompanhando a expansão do capitalismo a degradação do meio ambiente intensificou a pobreza para alguns grupos da população, e a tendência é que esta realidade piore consideravelmente na primeira metade deste século. De acordo com o relatório “Rumo a Economia Verde – Caminhos para o Desenvolvimento Sustentável e a Erradicação da pobreza”, publicado pela ONU em 2050 seremos 9 bilhões de habitantes na Terra, não há perspectiva de como faremos para alimentar este montante, a escassez de água doce que já é um problema global indica uma diferença crescente até 2030 entre a demanda anual de água doce e as reservas renováveis.
Nas últimas décadas surgiram muitas iniciativas governamentais, não governamentais e privadas na intenção de freiar a degradação do meio ambiente e avançar para uma “economia verde”. No entanto, muitas dessas medidas são paliativas sem impactos relevantes de fato para o meio ambiente. Porque essas medidas não tem dado certo? Qual a relação da crise ambiental com o atual sistema econômico? E de que forma poderíamos superar tais crises? Essas são algumas das perguntas que objetivamos responder durante esta aula.

Metodologia de Ensino:
Aula Expositiva.

Recursos Instrucionais:
Lousa.

Referências Bibliográficas:
Carta da Terra – Organização das Nações Unidas, 2002.
CAVALCANTI, Clóvis. (org.). Desenvolvimento e Natureza: estudos para uma sociedade sustentável. São Paulo: Cortez, 2003.
LÖWY, Michael. Ecologia e Socialismo. São Paulo: Cortez, 2005.
LOWI, Michael. As regras do jogo capitalista são incapazes de enfrentar a crise ambiental. Entrevista concedida ao Instituto Humanistas Unisinos, 2012.

 Ps. Marquei regências que por fim nao pude ministrar. Houve a problema da perda das aulas no Airton Senna, a mudança de horários das aulas da Marissa no Porto Alegre, houveram também, contratempos de minha parte, viajens, enfim. 
Pretendo retomar ao projeto com algo definido para por em prática. A entrada foi num momento bem complicado e as dificuldades para poder me organizar, pensar, conversar com os outros colegas e escrever um plano ou projeto/proposta de trabalho foram muitas. Enfim. 

Saudações!

Isabela Olsen

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