21 de março, 2013 - CEEBJA
Na noite de 21 de março de 2012, fui ao CEEBJA
para ministrar a aula “Weber e os caminhos da racionalidade” na turma do
professor supervisor Wilson Eger. Comecei me apresentando e explicando o motivo
da mudança de professor. Então, apresentei resumidamente alguns dados
biográficos do autor e busquei recapitular, junto a turma, o que resultara das
discussões sobre os estudos weberianos que já haviam ocorrido nas aulas
anteriores. A partir dessa recapitulação, implementei o planejamento
apresentando os conceitos de racionalidade e desencantamento e demonstrando
como eles se constituíram em focos de análise de Weber através de todos seus
estudos. Para tanto, expus os temas de estudo principais de Weber e como o
autor os associou aos fenômenos do aumento da racionalidade e do
desencantamento do mundo. Alguns alunos
participaram ativamente da aula com suas opiniões, além de questionamentos
relevantes para o desenvolvimento da discussão. A aula teve êxito, uma vez que
conseguimos revisar o que já havia sido estudado a respeito do autor,
apresentando uma breve contextualização histórica junto com uma visão geral das
suas teorias e métodos.
PLANO DE AULA
Plano de Aula – Sociologia
Weber e os caminhos da racionalidade
Instituição: CEEBJA
Disciplina: Sociologia
Unidade: Autores clássicos da sociologia
Série: todas
Horas-aula: 2
Professores: Tcharles Gonçalves Schmidt
1.
PRÁTICA SOCIAL INICIAL
1.1 Unidade
do Conteúdo: Autores clássicos da sociologia
Objetivo Geral: Apresentar aos alunos o autor Max
Weber, considerado um dos fundadores da sociologia. Enfatizando, a partir de
breve contextualização histórica e exemplos, os processos de “racionalização” e
“desencantamento do mundo”, centrais na teoria do autor.
Tópicos do conteúdo e objetivos específicos:
·
Tópico
1:Weber.
Objetivo
específico: Contextualizar o autor geográfica e historicamente, em relação aos
outros clássicos da sociologia.
·
Tópico
2: Desencantamento e racionalidade
Objetivo
específico: Apresentar as bases do pensamento Weberiano e sua forma de entender
a sociedade.
2 INSTRUMENTALIZAÇÃO
2.1 Ações
didático-pedagógicas
Exposição oral
do professor e debate.
2.2 Recursos
humanos e materiais
Exposição oral,
lousa.
3 REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
BENDIX, Reinhard. Max Weber: um perfil
intelectual. Brasília: UnB, 1986.
WEBER, Max. Ciência e política: duas
vocações. São Paulo: Cultrix, 2007.
WEBER, Max. Ética protestante e o
“espírito” do capitalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
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