REGÊNCIA NO COLÉGIO ESTADUAL
JARDIM PORTO ALEGRE
Regência ministrada no dia: 26 de março de 2013 em Toledo - PR.
Minha regência se deu na segunda aula, das 08:10 às 09:00h. Na turma do ensino médio técnico, no 1° ano C, continha cerca de 33 alunos. Turma da nossa colega de grupo, professora Marissa Eger.
Iniciei a aula me apresentando, e fiz uma breve apresentação do que é o PIBID e porque eu estava ali aplicando aula. Também comentei sobre o curso de Ciências Sociais.
Fiz algumas perguntas sobre o que eles já conheciam sobre Sociologia e seus pensadores.
Pedi que a turma se organizasse em duplas e entreguei um texto para que acompanhassem a aula e lêsse-mos juntos o conteúdo.
Muitos participaram, opinaram, contribuiram. A aula se deu de forma muito dinâmica e trânquila. Gostei muito da experiência.
Fiz uma introdução ao pensamento social de Karl Marx, apontando suas perspectivas, ressaltando algumas noções de natureza humana, sociedade, tranformação social, e outros. Por fim busquei enfatizar a relação da importância de suas preocupações teóricas com a dinâmica social atual em que estamos vivendo.
Tema da Aula:
Introdução ao Pensamento de Karl Marx
Bolsista: Isabela Olsen
Pierazo
Turma: 1° C – Sociologia do Ensino Técnico
Tema: Introdução ao Pensamento de Karl Marx
Objetivo Geral:
- Expor de forma introdutória a vida e o legado literário do pensador Karl Marx.
Objetivos específicos:
- Abordar os aspectos históricos
da produção teórica do sociólogo
- Abordar os conceitos chaves do
autor
- Abordar as principais obras do autor
- Estabelecer as relações de suas principais ideias com a dinâmica social atual.
Conteúdo ou ementa:
Em suma, o conteúdo da aula é uma introdução ao pensamento de Karl Marx.
Abordando conceitos chaves, citando suas principais obras e caracterizando o
contexto histórico em que ele pensou e escreveu. Além disso, tentarei
demonstrar a importância de seu pensamento crítico para a sociedade de um modo geral.
Relacionando suas perspectivas sociológicas com a atual realidade social.
Metodologia de Ensino:
- Exposição oral
- Leitura de Texto
- Diálogo com os alunos
Recursos Instrucionais:
- Lousa
- Resumo da aula em texto
entregue aos alunos
Referências Bibliográficas:
MARX, K. H.; ENGELS, F. Manifesto do Partido Comunista. 10.
ed. São Paulo: Global, 2006.
SILVA, José Otacílio da.
Elementos de Sociologia Geral: Marx, Durkheim, Weber, Bordieu. 20. ed.
Cascavel: EDUNIOESTE, 2004.
TONET, Ivo; LESSA, Sérgio. Introdução à Filosofia de Marx. 01. Ed. São Paulo: EXPRESSÃO
POPULAR, 2008.
TOMAZI, Nelson Dacio. Iniciação à Sociologia. 2ª Ed. Atual Editora, São Paulo, 2000.
Nenhum comentário:
Postar um comentário