Colégio Estadual Ayrton Senna da Silva - EFMP
Professor Supervisor: Wilson
Eger
Turma: 3° A
Bolsistas:
Francioli e Tcharles
Atividade
realizada: Atividade sobre “Karl Marx e a falha
metabólica”
Data da realização da atividade: 22/10/2014
Descrição:
Realizamos nesta data uma atividade diferenciada com a turma
do 30 ano A, a pedido do professor Wilson. Com o objetivo de
trabalhar o conceito de falha metabólica em Karl Marx, foi inicialmente reconstruído o
conceito de movimentos sociais através de diálogo com os alunos. Depois
elencamos exemplos de movimentos sociais conhecidos pelos alunos. A partir
dessa discussão, chamou-se atenção dos mesmos para os movimentos sociais
relacionados ao meio ambiente, associados às crescentes preocupações em torno
do que se considera uma crise ecológica. Trabalhou-se então o conceito marxista
de “metabolismo” ser humano-natureza e, particularmente, a “falha metabólica”,
a partir da interpretação de John Bellamy Foster. A noção de metabolismo entre
ser humano e natureza foi construída através do diálogo com a turma e
questionamentos que permitissem a reflexão sobre a origem natural de todos os
objetos que constituem nossa realidade social. Por outro lado, outros
questionamentos buscaram estimular a reflexão sobre a modificação do ambiente
natural através da atividade humana e nosso papel dentro do metabolismo
natural. Buscou-se com isso demonstrar que nossa realidade social está inserida
na realidade natural, de modo que nós vivemos graças a nossa interação
metabólica (tanto no sentido individual quanto coletivo) com a natureza. A
partir disso, incentivamos os alunos a refletirem sobre as mudanças nessa
relação metabólica entre sociedade e meio ambiente advindas do desenvolvimento
do capitalismo, utilizando exemplos expostos por Foster em seu artigo Marx´s theory of metabolic rift: classical
foundations for environmental sociology (FOSTER, John Bellamy. University of Chicago, Chicago, 1999. http://www.unc.edu/courses/2008spring/geog/804/001/210315.pdf).
Resultados alcançados:
A atividade foi bem
sucedida, pois despertou o interesse e a atenção dos alunos, além de expor uma
análise social integrada com os aspectos ecológicos de um problema atual, sendo
que os alunos opinaram e contribuíram com a análise sociológica dos fatos, refletindo
sobre as questões apresentadas. Além disso, participaram da discussão associando
a discussão apresentada com outras pautas relacionadas à questão ambiental e à
crítica ao capitalismo.
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