05 novembro, 2014

Colégio Estadual Ayrton Senna da Silva - EFMP. Francioli e Tcharles

Colégio Estadual Ayrton Senna da Silva - EFMP
Professor Supervisor: Wilson Eger                   Turma: 3° A
Bolsistas: Francioli e Tcharles

Atividade realizada: Atividade sobre “Karl Marx e a falha metabólica”

Data da realização da atividade: 22/10/2014

Descrição
Realizamos nesta data uma atividade diferenciada com a turma do 30 ano A, a pedido do professor Wilson. Com o objetivo de trabalhar o conceito de falha metabólica em Karl Marx, foi inicialmente reconstruído o conceito de movimentos sociais através de diálogo com os alunos. Depois elencamos exemplos de movimentos sociais conhecidos pelos alunos. A partir dessa discussão, chamou-se atenção dos mesmos para os movimentos sociais relacionados ao meio ambiente, associados às crescentes preocupações em torno do que se considera uma crise ecológica. Trabalhou-se então o conceito marxista de “metabolismo” ser humano-natureza e, particularmente, a “falha metabólica”, a partir da interpretação de John Bellamy Foster. A noção de metabolismo entre ser humano e natureza foi construída através do diálogo com a turma e questionamentos que permitissem a reflexão sobre a origem natural de todos os objetos que constituem nossa realidade social. Por outro lado, outros questionamentos buscaram estimular a reflexão sobre a modificação do ambiente natural através da atividade humana e nosso papel dentro do metabolismo natural. Buscou-se com isso demonstrar que nossa realidade social está inserida na realidade natural, de modo que nós vivemos graças a nossa interação metabólica (tanto no sentido individual quanto coletivo) com a natureza. A partir disso, incentivamos os alunos a refletirem sobre as mudanças nessa relação metabólica entre sociedade e meio ambiente advindas do desenvolvimento do capitalismo, utilizando exemplos expostos por Foster em seu artigo Marx´s theory of metabolic rift: classical foundations for environmental sociology (FOSTER, John Bellamy. University of Chicago, Chicago, 1999. http://www.unc.edu/courses/2008spring/geog/804/001/210315.pdf).

Resultados alcançados
A atividade foi bem sucedida, pois despertou o interesse e a atenção dos alunos, além de expor uma análise social integrada com os aspectos ecológicos de um problema atual, sendo que os alunos opinaram e contribuíram com a análise sociológica dos fatos, refletindo sobre as questões apresentadas. Além disso, participaram da discussão associando a discussão apresentada com outras pautas relacionadas à questão ambiental e à crítica ao capitalismo.




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