10 novembro, 2014

Colégio Estadual Ayrton Senna da Silva - EFMP- Francioli e Tcharles

Colégio Estadual Ayrton Senna da Silva - EFMP
Professor Supervisor: Wilson Eger                   Turma: 3° A
Bolsistas: Francioli e Tcharles

Atividade realizada: Apresentação de resenha de notícias para a turma sobre a notíciaProtestos em SP: Folha corrige matéria e tira “intervenção militar” do título. “Cerca de mil” vira “2,5 mil”! Intervenção é o que os jornalistas militantes fazem nos fatos”, veiculada em 03/11/2014.

Data da realização da atividade: 05/11/2014

Descrição
Realizamos nesta data a quarta apresentação de resenha de notícias para a turma no 30 ano A. A fim de concluir nossas participações na turma esse ano e reafirmar o propósito do projeto Resenha de Notícias, apresentamos essa notícia que, justamente, trata de uma crítica feita por um jornalista a outro meio de comunicação. A nossa discussão foi centrada na concepção de crítica de Marilena Chauí exposta no ensaio Crítica e Ideologia. Buscamos apresentar de que modo o autor da notícia apresentada critica a Folha de São Paulo e O Estadão apresentando as “lacunas” do seu discurso e expondo o caráter ideológico das matérias veiculadas nesses jornais. Por fim, buscamos estender essa crítica ao próprio autor da matéria e à Veja, portal no qual a notícia foi veiculada, tendo em vista o caráter igualmente ideológico e lacunar do discurso veiculado por ele enquanto representação da verdade de um grupo social determinado, com interesses políticos claros.


Resultados alcançados
Os alunos opinaram e contribuíram com a análise sociológica dos acontecimentos, refletindo sobre as questões apresentadas. A discussão se desenvolveu bastante, consolidando a importância de uma perspectiva crítica e problematizadora na leitura dos discursos midiáticos. Contando com a participação de alguns alunos e do próprio professor supervisor, a discussão acabou abarcando, inclusive, a polêmica recente em torno dos questionamentos do PSDB à legitimidade do processo eleitoral no qual a presidente Dilma Rousseff foi reeleita.

Fonte: http://veja.abril.com.br/blog/felipe-moura-brasil/2014/11/03/protestos-em-sp-folha-corrige-materia-e-tira-intervencao-militar-do-titulo-cerca-de-mil-vira-25-mil/




Nenhum comentário:

Postar um comentário