13 novembro, 2014

Colégio Estadual Ayrton Senna da Silva - Alessandra e Talvani

Colégio Estadual Ayrton Senna da Silva - EFMP
Professor Supervisor: Wilson Eger                   Turma: 2° A
Bolsistas: Alessandra e Talvani

Atividade realizada: Apresentação de resenha de notícias para a turma sobre a notícia “Na morte de Campos, o selfie, o sorriso e o sem noção”, veiculada em 18/08/2014.

Data da realização da atividade: 25/08/2014

Descrição
Nesta resenha de noticia apresentada, pegamos uma noticia sobre a morte do candidato à presidência, Eduardo Campos, veiculada no site Carta Capital. A matéria aborda o velório de Campos dando um maior enfoque ao comportamento das pessoas que compareceram em seu velório. Começamos perguntando para os alunos, o que era a morte para eles e o que eles deveriam demonstrar ao ficar próximos dela, a maioria respondeu que era algo triste, inesperado, que deveríamos demonstrar tristeza, mas que fazia com que a pessoa descansasse em um lugar melhor. A isso se seguiu a apresentação da notícia, onde foi destacado a crítica do autor aos comportamentos que ele julga inadequados em um velório, como tirar fotos, sorrir, falar sobre política, transformando o que seria um momento de luto e dor em um espetáculo ou comício político.
Após a exposição procurou-se desconstruir essa visão do que é certo ou errado fazer com a contraposição de como pessoas de diferentes culturas agem perante a morte ao redor do mundo. Pois o que para uma sociedade é normal, para outra pode ser completamente imoral.
Foi mostrado aos alunos como a cultura indígena Bororo lida com a morte e seus mortos. Para eles a morte não é o fim, é o começo de uma nova vida. Para eles sem a morte não há vida.


Resultados alcançados
Os alunos opinaram e contribuíram com análises durante quase toda a exposição da resenha. O melhor resultado alcançado se deu na maneira como, ao expor comportamentos de outras culturas perante a morte, isso desnaturalize o nosso próprio comportamento, fazendo os alunos compreenderem que todos os comportamentos que eles tem são de alguma forma, condicionados pela sociedade em que vivem.

Fonte: http://www.cartacapital.com.br/sociedade/na-morte-de-eduardo-campos-o-selfie-o-sorriso-e-o-sem-nocao-1231.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário