13 novembro, 2014

Colégio Estadual Ayrton Senna da Silva - Alessandra e Talvani

Colégio Estadual Ayrton Senna da Silva - EFMP
Professor Supervisor: Wilson Eger                   Turma: 1ºC
Bolsistas: Alessandra e Talvani

Atividade realizada: Apresentação de resenha de notícias para a turma sobre as notícias “Vendas para o Dia das Crianças devem movimentar 3,5 bilhões no setor”; “Crianças participam de 80% das decisões de compra da família”; “Crianças são as maiores vitimas da publicidade, critica instituto”.

Data da realização da atividade: 13/10/2014

Descrição
Nesta resenha de noticia apresentada, pegamos uma noticia sobre os lucros movimentados pelo dia das crianças. Esse feriado é o segundo maior em números de venda no comercio. Apresentamos a origem do dia das crianças, que se inicia como um decreto, em 1920, que não se populariza até o ano de 1960, quando por uma iniciativa publicitaria da Johnson e Johnson e dos brinquedos estrelas é criada a semana do bebê robusto, como uma forma de incrementar as vendas. Informações sobre o quanto as indústrias lucram nesse período, sobre o quanto a criança chega a influenciar nas compras familiares (cerca de 80%), também foram disponibilizadas para os alunos. Diversos dados foram apresentados, como a movimentação que o dia das crianças cria. Só ele movimenta sozinho cerca de 38% das vendas anuais do setor de brinquedo. Após essa contextualização, foram abordados temas como a propaganda voltada para as crianças, que as induzem a querem as coisas anunciadas. O conteúdo exposto englobou o tema indústria cultural, onde foi discutido publicidade, consumo, propaganda, fetiche da mercadoria e o processo de consciência. Essa apresentação estava prevista para ser feita no 2º ano e durar apenas 15min. Durou 90 min e foi apresentada no 1º ano.


Resultados alcançados
Os alunos opinaram, questionaram e contribuíram com análises durante quase toda a exposição. Foi uma exposição bem longa, onde procuramos desnaturalizar comportamentos e expor como, por meio da propaganda e do fetiche pela mercadoria, nossos comportamentos e sonhos de consumo são moldados, interferindo até mesmo em relações pessoais.




http://www.brasilescola.com/datas-comemorativas/dia-da-crianca.htm





Nenhum comentário:

Postar um comentário